Número total de visualizações de páginas

12 março 2021

TEXTOS - Pensamento ao fim do dia



Adormeci ja com um raio de sol da madrugada e não senti esse momento tão lindo que nos oferece o dia nascendo, ignorando as tristezas que a madrugada por vezes apela ao sentimento. Atonito, infeliz, sofrendo a tristeza que outros no mundo carregam mais que eu...

E depois, muito mais tarde, não sei se era ou não dia ; - pela janela do meu quarto via grande clarididade - ... Não, não era a imagem luminosa da « nossa senhora » ; eu continuo a não ser pastor, e nem sequer me aproximo daquele lugar de vigaristas a que chamam « Fatima » !

Que era, então ? Era quase meia-noite e o meu espirito, fluctuando entre noite e dia, atraiço-ou-me, revoltou-se e o « Alter Ego » com voz estrondosa disparou : Rapaiz não és decerto a pessoa mais infeliz neste mundo desajustado ; Ha tanta gente infeliz ; ha tão poucos seres que vivem bem sem se preocuparem da infelicidade da maior parte do bem estar dos seus irmãos...

A « igreja » diz que somos todos filhos daquela coisa a que chamam « deus ». Então apetece-me perguntar como possivel que uma criatura apelidada de omnisciente, omnipotente aceite sem rosnar todas as injustiças que sabemos.

Quanto a mim, prefiro pensar que alguma entidade foi o Arquitecto do nosso Universo. « deus », tal é descrito nos « Livros » é um ser à imagem dos seres. Por isso os critica, julga, castiga, recompensa... Mas que é isso ? Se « deus » assim fosse tão poderoso que necessidade teria de julgar e castigar... Sim, porque recompensar não se vê mesmo nada. E sabe porque é que « deus » não recompensa ? Simplesmente porque não existe.

12-03-2021

JoanMira

LISBOA ANTIGA - Avenida de Ceuta

Foto: Judah Benoliel [1953] | Arquivo Municipal de Lisboa

Obras de abertura da Avenida de Ceuta com o Aqueduto das Águas Livres como pano de fundo