Número total de visualizações de páginas

13 junho 2023

LINGUA PORTUGUESA - Santinho !

 


Existem várias teorias sobre a origem da expressão “santinho!”, mas uma das mais aceites é que ela tem relação com as epidemias de peste que assolaram a Europa nos séculos XIV e XV. Naquela época, o espirro era visto como um dos sintomas da doença, que era fatal e altamente contagiosa.

Por isso, quando alguém espirrava, as pessoas ao redor diziam “santinho!” ou “Deus te salve!” para abençoar e proteger a pessoa que espirrava e a si mesmas. Acreditava-se que o espirro deixava a alma da pessoa vulnerável aos maus espíritos ou que fazia o coração parar de bater por um instante.

Outra possível explicação é que a expressão “santinho!” vem de uma forma abreviada de dizer “santo do dia”. Segundo essa hipótese, as pessoas invocavam o santo do dia em que alguém espirrava para pedir a sua intercessão e ajuda. Por exemplo, se alguém espirrasse no dia 13 de junho, dia de Santo António, diria “santinho António!”.

Hoje em dia, a expressão “santinho!” perdeu muito do seu sentido religioso e supersticioso. Ela é usada mais como uma forma de cortesia ou educação quando alguém espirra. Também pode ser usada como uma brincadeira ou uma ironia em algumas situações.

Por exemplo, se alguém espirra depois de dizer algo duvidoso ou mentiroso, podemos dizer “santinho!” para insinuar que a pessoa não é tão inocente ou honesta quanto parece. Ou se alguém espirra depois de fazer algo errado ou engraçado, podemos dizer “santinho!” para provocar ou rir da pessoa.

VortexMag