Número total de visualizações de páginas

10 novembro 2022

PORTUGAL - CIDADES PEQUENAS E BONITAS - Chaves

Chaves 

Esta cidade do distrito de Vila Real conta com cerca de 18 500 habitantes no seu perímetro urbano, sendo por isso considerada a segunda maior cidade deste distrito. Chaves encontra-se num vale fértil junto ao Rio Tâmega, bem próximo da fronteira com Espanha. A cidade foi lar por variados povos, sendo que a presença humana na região remonta ao Paleolítico.

No património, destacamos a Ponte de Trajano, o castelo, o Forte de São Neutel, e as diversas estações arqueológicas que pode encontrar ao redor da cidade. Como a cidade é conhecida também pelas suas termas, procure fazer-lhes uma visita e provar estas águas de aroma e sabor únicos.

VortexMag

LOJAS HISTORICAS EM LISBOA - Livraria Ferin (1840)

 

É a segunda livraria mais velhinha de Lisboa (a seguir à Bertrand, a mais antiga do mundo em funcionamento), mas está como nova. Em 2017 renasceu porque José Pinho, dono da livraria da Ler Devagar, investiu nesta nova Ferin, que tem agora um bar, uma secção infantil e quer apostar na venda de autores portugueses traduzidos em línguas estrangeiras.

Timeout

PORTUGAL LENDAS - 2/10 - Lenda da Serra da Estrela

 

Existiu em tempos um pastor, que todas as noites se encontrava com uma estrela no alto da serra. Esta estrela era a sua companhia, e ele prezava-a muito. Certo dia, o Rei ouviu dizer que o pastor falava com uma estrela, e mandou-o chamar, propondo-lhe que trocasse a sua amiga por riquezas.

Mas o pastor preferia continuar pobre a perder a sua única amizade, e foi isso mesmo que disse ao Rei. Portanto, voltou para junto da sua estrela, e nesse dia profetizou que, a partir dali, seria dado o nome de Serra da Estrela ao local onde se encontravam. Dizem que, ainda hoje, existe uma estrela que brilha mais que as outras, no alto da serra, à procura do seu amigo pastor.

VortexMag