Número total de visualizações de páginas

11 maio 2023

HISTORIA - Braga - A cidade mais antiga de Portugal - Ultima parte


A longa história de Braga é visível nos seus monumentos e igrejas, sendo a Catedral a mais imponente que exibe vários estilos, do romano ao barroco. A cidade de Braga como capital do reino suevo e sede episcopal ganhou grande importância, a qual ainda hoje é visível no carácter metropolita da sua Sé, primaz entre as dioceses do Noroeste peninsular.

Além da Sé Catedral, Braga possui vários outros monumentos notáveis. Um roteiro pelos monumentos de Braga inclui o Sameiro e o Bom Jesus. O Santuário do Bom Jesus é um dos mais importantes santuários de Portugal e é conhecido pelo seu escadório barroco e pelo funicular que leva os visitantes até ao topo do santuário. O Sameiro é outro importante santuário na cidade e destaca-se pelas suas linhas neoclássicas projetadas no século XIX .

Outros monumentos notáveis em Braga incluem o Theatro Circo, um importante teatro construído no início do século XX, e a Fonte do Ídolo, um santuário rupestre ligado ao culto da água que data do século I .

Em resumo, Braga é uma cidade com uma rica história que remonta aos tempos pré-históricos. Foi fundada pelos Brácaros e rebatizada pelos romanos como Bracara Augusta e foi capital da província romana da Gallaecia.

Após a queda do Império Romano, tornou-se a capital do Reino Suevo que incluía a Galiza e se prolongava até ao Rio Tejo. A longa história de Braga é visível nos seus monumentos e igrejas e a cidade continua a ser um importante centro cultural e histórico em Portugal.

VortexMag