Número total de visualizações de páginas

07 janeiro 2024

PARQUE NATURAL DA SERRA DA ARRABIDA - Palmela

Esta vila da região de Setúbal é perfeita para todos os apreciadores de vinho, património e natureza.

Nela, pode visitar locais como o Castelo de Palmela, datado do século XII e onde funciona o Museu Municipal, bem como sítios como a Igreja de São Pedro, o Convento de São Paulo e a Casa Mãe da Rota dos Vinhos. Não pode deixar de provar os famosos doces de Palmela, como é o caso das fogaças e dos queijinhos.

VortexMag

AS CAPITAIS DE PORTUGAL - Coimbra

Coimbra também foi capital de Portugal. Tal aconteceu depois da cidade ter adquirido uma importância… capital. Esta cidade transformou-se na cidade mais importante abaixo do Rio Douro, por isso foi capital quase por imposição dessa importância.

Depois da formação do Condado Portucalense D. Henrique de Borgonha (Conde de Portucale) e D. Teresa, pais de D. Afonso Henriques, fizeram de Coimbra a sua casa. O casal construiu a sua residência dentro das muralhas da cidade, tendo por lá formado a sua família.

É crença geral de que terá sido em Coimbra que nasceu o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques que, posteriormente, fez de Coimbra a capital do Condado, tendo assim sucedido a Guimarães.

Esta alteração permitiu à nação obter grandes benefícios, a diferentes níveis (territorial, económico, político e social). Coimbra foi capital de Portugal e assim se manteve até ao ano de 1255, tendo sido, então, sucedida por Lisboa.

NCultura