Número total de visualizações de páginas

27 fevereiro 2024

CÃES PORTUGUESES - RAçAS UNICAS - Barbado da Terceira


Este animal é um ótimo cão de companhia e de guarda. Este cão destaca-se por ser de porte médio (o seu peso situa-se entre os 21 – 30 kg). O cão Barbado da Terceira apresenta uma pelagem comprida e ondulada. Esta raça portuguesa é conhecida devido ao seu instinto de proteção. A sua capacidade de aprendizagem também torna esta raça famosa.

Esta raça portuguesa evolui na Ilha Terceira, Açores, a partir de cães trazidos pelos povoados e usados na pastorícia. O cão Barbado da Terceira deve o seu nome à sua “barba” tão caraterística, como peculiar. Esta raça portuguesa necessita de passeios regulares. O cão Barbado da Terceira revela-se um animal muito ativo, musculado e extremamente ágil.

Ncultura

ALDEIAS COM NOMES INCOMUNS - Albergaria das cabras (Arouca)


Esta localidade encontra-se presente na freguesia de Nossa Senhora da Assunção, que integra o concelho de Arouca. O Albergaria das Cabras é obra e graça de D. Mafalda.

Segundo consta, foi a primeira rainha de Portugal que mandou construir um albergue neste local com o propósito de acolher pessoas doentes. O albergue foi colocado junto à atual igreja matriz.

Contudo, como há outros abrigos do género em povoações vizinhas, as pessoas daquele tempo não estiveram com meias-medidas. Por isso, aproveitaram o facto de se reconhecer que muitas pessoas que ali moravam se dedicavam à criação de caprinos para batizar o abrigo como “o das cabras”. Foi feito pela necessidade de distinguirem este dos demais albergues…

Desde então, passou-se de albergue “o das cabras” para Albergaria das Cabras. A “inspiração” de uns foi azar de quem ficou para sempre com esse nome inscrito na certidão de nascimento. Tudo graças ao espírito pragmático de alguém pouco inspirado.

Ncultura