Número total de visualizações de páginas

29 janeiro 2024

INVENçÕES PORTUGUESAS QUE CONQUISTARAM O MUNDO - A Passarola


Apesar de Leonardo da Vinci ter desenhado, no século XVI, a primeira máquina voadora, o padre Bartolomeu de Gusmão foi o primeiro a construir e a ter alvará (pedido ao Rei D.João V) em 1709, fazendo com que Portugal se tornasse pioneiro mundial na aviação.

VILAS MARAVILHOSAS DE PORTUGAL - Monsaraz


Esta vila tem no Castelo de Monsaraz o seu ex-libris. Este castelo quinhentista foi erguido por instrução de D. Dinis. No entanto, o castelo passou a praça de touros, servindo atualmente de palco a eventos, nomeadamente ao festival da aldeia, concertos, entre outros… No entanto, pode visitá-lo e usufruir do seu miradouro, que é fantástico e que nos permite contemplar a beleza da maravilhosa barragem do Alqueva.

A Igreja de Santo António é uma atração da vila. Este templo foi construído nos idos de oitocentos por António José Dias da Silva. O Largo da Fonte Nova encontra-se bem perto. Por isso, pode passar por lá…

Outra atração desta vila é a praia fluvial de Monsaraz. Esta praia é muito procurada pelos visitantes e pelos habitantes. Trata-se do sítio perfeito para se dar um mergulho. Esta praia é uma boa opção para se poder refrescar nos dias quentes, em que só apetece estender a toalha e pôr os pés na água.

Também pode aproveitar a oportunidade para ir ao Centro Náutico de Monsaraz. Esta praia tem Bandeira Azul desde 2017. Nesse ano, a praia fluvial de Monsaraz também foi eleita Praia + Acessível 2017.

Ncultura