Número total de visualizações de páginas

23 março 2024

EFEMERIDES - Aconteceu a 23 de março de 1869

 

A 23 de março de 1869, nasce, em Üsküdar, o filantropo Calouste Sarkis Gulbenkian.

Era membro de uma ilustre família arménia cujas origens remontam ao século IV.

Obtém, em 1877, no King's College, em Londres, o diploma de engenharia do petróleo, que lhe proporciona preciosos conhecimentos na área da produção, transporte, processamento e distribuição de hidrocarbonetos.

Após ter feito, em 1891, uma viagem à Transcaucásia para visitar os campos petrolíferos de Baku, atual capital do Azerbaijão, publica o livro La Transcaucasie et la Péninsule d'Apchéron - Souvernirs de Voyage.

O ministro das Minas do governo otomano toma conhecimento deste estudo de Gulbenkian e encarrega-o de elaborar um relatório sobre os campos de petróleo do Império Otomano, sobretudo na região da Mesopotâmia.

Quando, no fim do século XIX, a indústria dos petróleos se começa a constituir, Gulbenkian, mercê dos conhecimentos que havia adquirido e da sua inata habilidade como negociador, estabelece acordos de exploração petrolífera entre as autoridades otomanas e as organizações financeiras internacionais.

Intervém diretamente na indústria petrolífera da região do Golfo Pérsico, através do grupo Royal Dutch por si organizado, proporcionando uma ligação entre industriais russos e americanos.

Por sugestão sua, é criado, em França, durante a Primeira Grande Guerra, o Comité Générale du Pétrole. Ao seu serviço, obtém um assinalável êxito ao conseguir, em 1920, através do Tratado de San Remo, que a França ganhasse à Grã-Bretanha o direitos de administrar os interesses do Deutsche Bank na companhia de petróleo turca, que se encontrava nas mãos dos britânicos desde 1915.

Aquando das negociações encetadas entre as grandes empesas internacionais para a divisão do Turkish Petroleum Co., Ltd. (atualmente a Iraq Petroleum Co., Ltd.), consegue que lhe fosse atribuído 5% do capital daquela petrolífera.

Com parte da fortuna que adquiriu com os dividendos petrolíferos, reuniu centenas de obras de arte.

Em 1942, durante a Segunda Grande Guerra, passa por Lisboa pensando permanecer aqui apenas alguns dias. Porém, o ameno clima desta cidade e o facto de a mesma se encontrar afastada dos conflitos bélicos que assolavam o resto da Europa, acabam por o seduzir, instalando-se, até à sua morte, no Hotel Aviz que ficava nos terrenos em que hoje se ergue o Hotel Sheraton.

Em 18 de Junho de 1953, assina o seu testamento, deixando uma parte da sua fortuna para a criação da Fundação que ostenta o seu nome.

Generoso filantropo, sempre preocupado em ajudar os menos favorecidos, deixou bem claro que a sua Instituição deveria ter fins caritativos, artísticos, educativos e científicos.


Faleceu em Lisba, 20 de julho de 1955, com 86 anos de idade.

Oleme

BELAS ALDEIAS DE PORTUGAL - Santa Susana (1)


O nosso país tem inúmeros encantos. Existem cidades, vilas e aldeias portuguesas que nos apresentam um património incomum, que conta capítulos importantes da história de Portugal.

Locais com igrejas, castelos, palácios, conventos, pontes, entre outras atrações imperdíveis. Há também em Portugal locais que apresentam uma beleza natural memorável, lugares que se destacam pelas paisagens, pelas lagoas, pelas cascatas.

O Alentejo é uma região particularmente rica, que oferece uma experiência bastante completa. Além de apresentar cenários com paisagens arrebatadoras, também tem um conjunto de atrações verdadeiramente fascinante.

Esta região é bastante procurada por pessoas que pretendem gozar de uns dias em plena tranquilidade, num cenário de grande beleza. A aldeia de Santa Susana é seguramente um dos destinos alentejanos mais fascinantes. Esta pequena aldeia alentejana é um destino perfeito para uma escapadinha. Santa Susana é uma pérola presente no Alentejo. Visite-a e viva uma experiência memorável!

Ncultura