Número total de visualizações de páginas

10 julho 2022

HEROIS LUSOS - D. João II

 D. João IID. João II

D. João II, consolidou o poder real. Constrói assim os alicerces de um estado moderno. E na ordem externa lança as bases de uma empresa colonial cujos frutos virão a ser colhidos nos reinados seguintes.

Porém, o sonho da união dos reinos peninsulares sob uma mesma coroa, acalentado por seu pai, não o abandona completamente. Sabe que, com propósitos semelhantes de hegemonia peninsular, aos reis de Castela e de Aragão agrada a ideia de casar a sua herdeira, a infanta Isabel, com o infante D. Afonso de Portugal.

D. João II desenvolve uma estratégia conducente à realização desse casamento, que virá a verificar-se, por entre festejos de grande fausto, em Novembro de 1490.

Ainda que a nobreza portuguesa chamava “Tirano” a D. João II, o melhor elogio da sua figura foi o de sua prima Isabel a Católica rainha de Espanha, que disse quando soube da sua morte : “- Murió el Hombre!”

VortexMag

Texto : Tudo muda?


Tudo muda? Não me apercebo; chamam-me louco porque nunca hesito em dizer o que penso a quem quer que seja, muitas vezes em meu detrimento…


Não muda, porém, a miséria, não mudam os parasitas, não mudam tampouco as estúpidas ideias políticas de referência aos "mercados", não mudam as politicas liberais, não muda a vontade de os homens prevaricarem, não mudam as tradições bacocas que dos nossos avós já vêm, não mudam as crenças religiosas e superstições alimentadas por vigaristas que continuam a submeter arbitrariamente o Povo às suas aldrabices.


E se um dia a Justiça fosse para todos? Se todos tivessem o direito de viver sem se encontrarem constantemente poluídos com a necessidade de possuir? Se deixasse de existir a preocupação de se adquirirem bens e serviços para que a vida deixasse de ser um materialistico inferno?


Se o parco tempo da nossa existência estivesse virada para o lazer? Nada na nossa consciência impede o prazer; contemplar uma paisagem magnífica, dedicar os tempos livres à família, aos amigos, ao divertimento…! Quem inventou que o ser humano apenas se realiza através do trabalho? Que aberração!


Mas, objectarão os privilegiados, quem vai pagar tudo isso? A resposta é óbvia: a repartição dos encargos entre todos, ao invés do que até agora tem acontecido; só que aquela pequena minoria abastada não quer! E nos não queremos que eles não queiram!


Que Pais é este onde os políticos enriquecem no Poder? Fazem obscuras negociatas, servem-se da Nação em vez de a servirem! Porra ; apetece-nos dizer aquela genuína e linda expressão brasileira: “Luta que pariu! .... Coelhos, Portas, Pinoquios, Marias "Pastel de Nata", Cavacuos, Jardins e ...muitos outros continuam a rir-se à nossa custa…


Será que ser de esquerda ou de direita já nada significa? Será que o Povo tem razão quando se demite do direito de voto porque "botar" nuns ou outros é sempre a mesma coisa? Será que nos vão levar a duvidar da democracia? Será que o ego dos políticos se pode sobrepor ao interesse comum? São tantas as questões...


Lembro-me de uma frase do meu pai, trabalhador que sempre foi, tendo contribuindo,"no duro" como tantos operários, para que lá de cima do avião se possa ver a paisagem linda de Portugal. Lembro-me do que ele dizia, exausto, ao chegar a casa: "isto só s'endereita duma manêra..." E a frase era quase sempre a mesma: "Pôr esses malandros engravatados a trabalhar”


27 de Janeiro de 2019
JoanMira