Número total de visualizações de páginas

01 outubro 2022

LISBOA - EDIFICIOS INCRIVEIS - Torre de Belém


Património Mundial da UNESCO e uma das 7 Maravilhas de Portugal, a Torre de Belém está entre os monumentos nacionais mais famosos.

Os segredos escondidos da Torre de Belém

1 – Ícone de Lisboa e de Portugal

Todos a conhecem por Torre de Belém, mas a designação oficial é Torre de São Vicente de Belém. O nome é uma forma de homenagem ao santo patrono da cidade.

2 – A Torre de Belém foi construída no início do século XVI

Construída num ilhéu de basalto junto à antiga praia do Restelo, entre 1514 e 1520, substituiu uma nau artilhada que existia no local.
O seu arquiteto foi Francisco de Arruda.

Ao que tudo indica, sob a orientação de Diogo Boitaca, que nessa altura dirigia também as obras do vizinho Mosteiro dos Jerónimos.

@patrimoniocultural.gov.pt

4 – No início, a Torre de Belém era um importante baluarte de defesa

Era a primeira linha defensiva do rio Tejo com 16 bocas de canhões, mas a partir da época filipina passou a servir de masmorra.

Os prisioneiros ficavam no piso inferior que, por ser tão baixo, não permitia que um adulto se mantivesse de pé. Chegou também a servir de posto de sinalização telegráfico e até farol.

5 – Património da Humanidade pela UNESCO desde 1983

É uma joia da arquitetura manuelina, com vários elementos decorativos associados aos Descobrimentos, como as armas reais, as cordas, a esfera armilar ou a Cruz da ordem de Cristo.

6 – Existe uma imagem de um rinoceronte esculpido no exterior
Esta é a primeira representação deste animal encontrada na Europa. Terá sido inspirada no rinoceronte que um rei indiano ofereceu, em 1514, ao Rei D. Manuel I.


7 – Outra imagem com muito simbolismo é a de Nossa Senhora do Bom Sucesso

Também conhecida por Virgem do Restelo, que se acreditava proteger os navegantes. Na fachada norte há mais dois santos esculpidos: São Miguel e São Vicente.

8 – A Torre de Belém está dividida em cinco áreas principais

São elas a Sala do Governador (com uma lareira e um varandim com vista para o Tejo), a Sala das Audiências, a Sala dos Reis, a Capela e o Terraço da Torre.

9 – Não deixe de subir ao último piso

Só aqui vai poder admirar as incríveis vistas para o Tejo, para a zona de Belém e para a Margem Sul.


LisboaSecreta