Número total de visualizações de páginas

23 fevereiro 2022

EXPRESSÕES POPULARES PORTUGUESAS - Tirar os três vinténs - (1a. parte)

"Perder os 3 vinténs" é uma das mais curiosas expressões portuguesas. A sua origem e a sua história são deveras curiosas.

Esta expressão, ainda hoje bem conhecida, teve a sua origem numa pequena moeda de prata, que se pendurava no pescoço das raparigas até ao seu casamento, e que tinha o nome de “amuleto dos três vinténs”. Na noite de núpcias, a mulher casada entregava a moeda furada ao seu marido, tendo daí surgido a expressão “tirar os 3 vinténs”.

Os três vinténs foram cunhados pela primeira vez no reinado de D. Pedro II, e foi cunhada até ao reinado de D. Miguel, que capitulou em 1835, pela convenção de Évora-Monte. Depois disso, a moeda foi desaparecendo gradualmente, embora continuassem em circulação as que tinham sido cunhadas em reinados anteriores. Esta moeda tem um encanto especial para os estudiosos de antropologia cultural, devido ao significado específico que tamanho objeto acabou por obter na expressão popular.

Diz a história que as mães ofereciam às filhas, muitas vezes no dia do nascimento, uma moeda de três vinténs, à qual faziam um pequeno furo por onde passava um fio que permitia pendurá-la ao pescoço da rapariga. Criava-se assim um amuleto para proteger a pureza e virgindade daquela jovem até ao dia do casamento. Apenas nesse dia ela tirava a moeda do pescoço e a entregava ao marido, e só aí a sociedade podia dizer que ela não tinha os três vinténs, ou seja, que era uma mulher casada.

VortexMag

ALDEIAS DE PORTUGAL - Linhares da Beira

 aldeias mais bonitas de Portugal

Localizada na vertente ocidental da Serra da Estrela, Linhares da Beira terá tido origem num castro lusitano, sendo conhecido o facto de os Montes Hermínios (o nome lusitano da Serra) serem um dos locais habitados pelos lusitanos, devido às suas pastagens, abundância de água e o enquadramento montanhoso que oferecia proteção. O nome Linhares terá tido origem no linho, que foi em tempos uma das mais importantes culturas da região.

O harmonioso conjunto urbano da povoação, onde casas simples em granito convivem com solares de nobreza antiga, é um autêntico espetáculo para a vista. Um olhar mais atento revelará várias janelas do séc. XVI. A igreja matriz, de pendão românico (mas reconstruída no séc. XVII) é o lar de três valiosas tábuas atribuídas ao Mestre português Vasco Fernandes (Grão Vasco), pelo que merece uma visita.

LISBOA BAIRROS - Santos - O Jardim

  jardim de santos

@freguesiadeestrela

Também conhecido por Jardim Nuno Álvares, este é um dos jardins públicos de Lisboa mais próximos da marginal sujeito a um horário de abertura e encerramento: abre das 08h às 20h.


Localizado no Largo de Santos, possui uma área total de 3.900 metros quadrados e destaca-se por oferecer muita sombra a todos os seus visitantes.


É precisamente aqui que se encontra, também, um magnífico exemplar de Bela-Sombra e uma estátua de bronze de Ramalho Ortigão, um famoso escritor português.

LisboaSecreta