Número total de visualizações de páginas

07 outubro 2023

ALENTEJO - PRAIA DA SAMOQUEIRA - Provavelmente, a praia mais bonita e secreta do Alentejo



Envolta numa paisagem deslumbrante, e ainda selvagem quanto baste, é sem dúvida um dos mais belos postais do litoral de Portugal. Na Costa Alentejana, está a Praia da Samoqueira, que tem mil e uma razões para ser conhecida.

Faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, e pode ainda ser considerado um paraíso por explorar. A Praia da Samoqueira situa-se próximo de Pôrto Covo, Município de Sines, e destaca-se entre um conjunto de pequenas praias com areia fina e água transparente.


É uma praia ao mesmo tempo arrebatadora e cativante, que convida à exploração. Piscinas naturais, grutas e ilhéus, que se encontram num ambiente de rochedos e falésias fazem o tempo parar.

Existem inclusivamente escadas de pedra na rocha que facilitam o acesso a esta praia caraterizada pelo ambiente intimista. De facto, neste local idílico escondido entre falésias escarpadas, pode observar-se a ação da natureza em espetaculares rochedos esculpidos pelo mar que protegem uma generosa área de areia.


A maré baixa possibilita tirar partido de muitas situações, desde as piscinas naturais, às grutas escupidas por ação da erosão, sendo também um ótimo local para quem tem crianças. Conforme se documenta é igualmente um excelente spot para fotografias.

Uma outra grande atração desta praia é a proximidade a Porto Côvo. Nesta simpática freguesia do Concelho de Sines, recuperada pelo Marquês de Pombal após o terramoto de 1755, é possível repor energias não só pelas belas praias, da qual a Samoqueira é o ex-líbris, mas também pela gastronomia e alguns locais adjacentes.

Assim, nesta carismática localidade, celebrizada pela canção de Rui Veloso, mas que tem muito para além do conteúdo dessa letra, são vários os estabelecimentos (restaurantes, tascas e tasquinhas,…) onde procurar iguarias à base de peixe e frutos do mar, para além da tradicional comida tipicamente alentejana.


VortexMag