Número total de visualizações de páginas

25 outubro 2023

UMA VISITA AO PORTO - Centro Português de Fotografia


Este é um dos edifícios com mais história na cidade do Porto e encontra-se de frente para o bonito jardim da Cordoaria e ao lado da imponente Torre dos Clérigos.

Apesar de ser atualmente o Centro Português de Fotografia, foi durante muito tempo o Tribunal e Cadeia da Relação.


Na verdade, este edifício foi construído em finais do século XVIII e albergou durante quase 200 anos os criminosos da cidade, entre os quais se destaca o aclamado escritor português Camilo Castelo Branco, acusado e condenado por adultério com Ana Plácido, também ela encarcerada nesta prisão.

Em finais do século XX fizeram-se obras de renovação que permitiram que o edifício pudesse acolher o Centro Português de Fotografia. Com o objetivo de promover o património fotográfico mas não só, este é um sítio a visitar pela riqueza das suas coleções e exposições e, claro, pela própria arquitetura do edifício que o fará voltar atrás na história.

GotoPortugal

LINGUA PORTUGUESA - Palavras caricatas : lambreta

Lambreta é uma palavra de origem italiana que significa motocicleta pequena e leve. É usada para designar um tipo de veículo de duas rodas, com um motor de baixa cilindrada e uma carroçaria que protege as pernas do condutor. A lambreta foi muito popular nos anos 50 e 60, sendo um símbolo de juventude e liberdade. No futebol, lambreta também é o nome de um drible em que o jogador levanta a bola por cima do adversário.

Exemplo: “Ele andava sempre de lambreta pela cidade.”

VortexMag