Número total de visualizações de páginas

05 fevereiro 2024

PROFFISSÕES DO PASSADO EM LISBOA - O aguadeiro


Os aguadeiros eram figuras bastante comuns entre o século XIX e o início do século XX, sendo mesmo das mais típicas de Lisboa. Estas pessoas iam buscar água aos diversos chafarizes da cidade. Depois, distribuíam a água em barris para quem quisesse. Faziam-no, enquanto apregoavam “Há água fresquinha! Quem quer, quem quer?” No entanto, a água canalizada tornou-se comum e a profissão deixou de fazer sentido, por isso desapareceu naturalmente.

Ncultura

VILAS MARAVILHOSAS DE PORTUGAL - Óbidos


O Castelo de Óbidos (ou Castelo e cerca urbana de Óbidos) é o ex-libris. A beleza é óbvia e a sua importância histórica é inegável. O Castelo está situado no cume de um monte escarpado. Por isso, apresenta-se a uma altitude que permitiu servir como ponto de defesa e de refúgio.

A Igreja da Misericórdia é outro monumento importante de Óbidos. Este templo foi erguido no lugar da primitiva capela do Espírito Santo. Esta igreja foi erigida na segunda metade do século XVI. A Igreja da Misericórdia apresenta um recheio artístico valioso e importante.

Em Óbidos, existe outro exemplar de arquitetura religiosa fascinante que merece ser visitado, a Igreja de Santiago. Este templo foi erigido no ano de 1186, por instrução do rei D. Sancho I.

A Torre Albarrã é outro monumento interessante. Trata-se de um importante símbolo histórico de Óbidos. Esta torre é também conhecida como Torre do Relógio. Noutros tempos, serviu como primeiro Paço do Concelho, apresentando na época uma função mais civil do que militar.

Ao longo do tempo, este edifício chegou a servir como casa do tesouro e cadeia. Esta construção até serviu como espaço para Aula de Matemática e Aula de Teologia no reinado de D. João III, no século XVI.

O Santuário Senhor Jesus da Pedra é outra atração de Óbidos. Esta construção religiosa suscita elevado interesse. Quem visita Óbidos tem de conhecer este encantador monumento.

Ncultura

INVENçÕES PORTUGUESAS QUE CONQUISTARAM O MUNDO - Elevador para cadeira de rodas


O elevador para cadeira de rodas foi invenção do engenheiro técnico de som na RTP Jaime Filipe, um dos primeiros nomes da Engenharia de Reabilitação em Portugal. Em Junho de 1974, o português criou também o Centro de Inovação para Deficientes Físicos.


O elevador para cadeira de rodas foi premiado várias vezes, sendo que recebeu duas medalhas de ouro, uma em Bruxelas (1983) e outra em Genebra (1984).

Ncultura