Número total de visualizações de páginas

27 janeiro 2024

VILAS MARAVILHOSAS DE PORTUGAL - Marvão


Marvão é uma vila romana com muitas atrações. As construções presentes nesta vila revelam a riqueza da sua história. Nesta vila, podemos encontrar diversas atrações, algumas delas absolutamente imperdíveis. As condições da vila são perfeitas para um passeio exploratório.

O Castelo é o ex-libris local. Por isso, quando se realiza uma visita a esta vila devemos começar por esta fortaleza icónica. Esta construção tornou-se num marco histórico. Noutros tempos, este castelo desempenhou um papel crucial na reconquista espanhola. É possível vislumbrar praticamente toda a Estremadura espanhola do topo do castelo.

Marvão alberga um conjunto muralhas que foram muito importantes noutros tempos. Estas construções asseguraram a defesa de Marvão. As casas caiadas de branco e amarelo são elementos que tornam um passeio nas ruas estreitas uma experiência bastante agradável.

Esta vila parece ter parado. Marvão proporciona-nos uma experiência maravilhosa. Passear pelas ruas e ruelas desta vila permite-nos conhecer mais sobre a vila e sobre as pessoas. As ruas e ruelas foram calejadas pelo tempo.

Estes espaços icónicos permitem-nos conhecer a típica tranquilidade do Alentejo. A hospitalidade ímpar dos seus habitantes facilmente é reconhecida. As gentes da terra são acolhedoras. Os habitantes de Marvão farão os visitantes da vila sentirem-se em casa.

Ncultura

INVENçÕES PORTUGUESAS QUE CONQUISTARAM O MUNDO - Astrolabio nautico


Esta invenção portuguesa permitia aos marinheiros determinarem a latitude de uma embarcação em alto mar. Era também possível medir a altitude meridiana de uma estrela, contando que se conhecia a declinação da mesma.


O astrolábio náutico português é uma adaptação do astrolábio planisférico. A necessidade de adaptar este instrumento surgiu na era dos Descobrimentos, quando os navegadores portugueses tinham de navegar em alto mar, longe da costa.

Ncultura