Número total de visualizações de páginas

25 janeiro 2024

MUSICA BRASIL - Vinicius de Moraes - Samba da benção

"Samba da benção"

PROFISSÕES DO PASSADO EM LISBOA - O ardina

Os ardinas vendiam jornais pelas ruas e faziam a venda de outras publicações. Eles apregoavam e iam anunciando as primeiras notícias do dia, para suscitar o interesse pela compra dos jornais.

Hoje, existem diversos espaços que permitem que se compre jornais e revistas, podendo as notícias até serem lidas por telemóvel.

Ncultura

INVENçÕES PORTUGUESAS QUE CONQUISTARAM O MUNDO - A caravela


Este tipo específico de barco foi inventado pelos portugueses e foi especialmente utilizado durante a era dos Descobrimentos entre os séculos XV e XVI. A origem do nome está envolta num mistério, enquanto se discute que pode ter origem em “cáravo” ou “cárabo”, um termo que vem da língua grega e significa “barco ligeiro utilizado no Mediterrâneo”, outros historiadores discutem que pode até vir de “carvalho”, a madeira que era utilizada para construir as caravelas.

Foi graças ao desenvolvimento da caravela que os portugueses puderam aventurar-se nos mares mais selvagens usando as velas triangulares que caracterizavam as caravelas portuguesas e que tornavam possível navegar de forma segura contra o vento.

Aliás, foi numa caravela portuguesa que Bartolomeu Dias dobraria o Cabo das Tormentas, mais tarde batizado como Cabo da Boa Esperança em 1488.

Ncultura

LINDAS VILAS DE PORTUGAL - Ferragudo

Esta vila encontra-se em Lagoa, na região do Algarve. Ferragudo é um dos destinos mais encantadores da região, sendo um dos locais turísticos que ficam na nossa memória para sempre. A vila de Ferragudo encontra-se à beira do mar, num local que encanta pela sua beleza singular.

Ferragudo tem ainda muita história. Nas proximidades desta vila, foram encontrados vestígios pré-históricos. Segundo os especialistas na matéria, o início da povoação do Ferragudo remonta ao século XIV.

Ferragudo é um destino imperdível. Esta vila conjuga a riqueza do seu património material com uma beleza natural incomum. As praias locais apresentam uma grande beleza. A vila encontra-se ladeada por uma costa salpicada de barcos. As paisagens locais são verdadeiramente deslumbrantes.

Esta vila piscatória é encantadora. As suas casas caiadas de branco ajudam a dar um charme especial à vila. O Forte Medieval de São João de Arade é uma atração imperdível desta vila. Trata-se de um marco imperdível de Ferragudo. Noutros tempos, esta construção serviu de torre de vigia da região.

Ncultura