Número total de visualizações de páginas

21 fevereiro 2024

INVENçÕES PORTUGUESAS QUE CONQUISTARAM O MUNDO - Papel higiénico preto


Esta ideia surpreendentemente brilhante partiu de uma empresa portuguesa, a Renova. Atualmente, graças a uma campanha publicitária vista por muitos como brilhante, vende para países como o Japão, Estados Unidos, Bélgica, França ou Espanha.

Ncultura

ALDEIAS DE PORTUGAL COM NOMES INCOMUNS -


Esta aldeia encontra-se presente em Oliveira de Azeméis, no Distrito de Aveiro, que integra a Área Metropolitana do Porto, da Região Norte. O nome da aldeia Ul tem muito história. Este é um nome céltico.

Segundo os historiadores, a origem do nome parece dever-se ao étimo “uria”, que significa ribeiro. O termo “Ul” é um topónimo utilizado para designar a aldeia, a freguesia e o rio que a banha, que se situa no lado norte. Ul é conhecido como o nome mais pequeno de uma freguesia portuguesa.

A aldeia de Ul vive entre o presente e o passado, sem perspetivar muito o futuro. Esta aldeia revela grande riqueza histórica. A história de Ul é encantadora e encontra-se espelhada nas tradições que os seus habitantes respeitam e nas marcas arqueológicas que foram encontradas no território da aldeia e nas proximidades.

Ncultura

CÃES PORTUGUESES - RAçAS UNICAS - Cão de Gado Transmontano


Esta raça portuguesa consiste num cão de grande porte (o seu peso situa-se entre os 50 – 75 kg). Esta é a raça portuguesa com maior estatura e corpulência. Este é um animal rústico e imponente. Apesar do tamanho, este cão revela-se energético.

O cão de Gado Transmontano apresenta um pelo liso e denso. Este animal carateriza-se por ter um temperamento dócil e ser muito meigo. Este é um cão calmo e reservado, por isso trata-se de uma boa companhia.

O cão de Gado Transmontano tinha como função guardar rebanhos e chegou a desempenhar um papel importante no ataque dos lobos que era comum na região de Trás-os-Montes. Este cão de porte grande requer muito espaço exterior. Trata-se de um cão que está habituado a campos íngremes e até a temperaturas baixas.

Ncultura