Número total de visualizações de páginas

25 fevereiro 2024

PORTUGUESES ILUSTRES - Afonso de Albuquerque (1453-1515)

Este português demonstrou ser um génio militar. As suas estratégias militares eram brilhantes, tanto de expansão, como de defesa. Afonso de Albuquerque procurou fechar todas as passagens navais para o Índico e o seu sucesso permitiu engrandecer Portugal. Ao conseguiu criar uma cadeia de fortalezas colocadas em pontos estratégicos, Afonso de Albuquerque conseguiu tornar o Índico num mare clausum português, uma façanha proveitosa para Portugal.

Afonso de Albuquerque foi governador nos últimos seis anos da sua vida. Entre as suas façanhas está o facto de ter conseguido estabelecer a capital do Estado Português da Índia em Goa.

Afonso de Albuquerque conseguiu conquistar Malaca e também conseguiu chegar às ilhas Molucas. Afonso de Albuquerque conseguiu dominar Ormuz. Afonso de Albuquerque estabeleceu contactos diplomáticos com diversos reinos, nomeadamente com a Índia, a Etiópia, a Pérsia, o Sião e até mesmo a China.

Afonso de Albuquerque foi agraciado com o título de vice-rei pouco antes da sua morte. Foi o primeiro português a receber um título além-mar. Além disso, foi nomeado “Duque de Goa”.

Afonso de Albuquerque foi o primeiro duque nascido fora da família real. Este ilustre português tornou-se no segundo europeu a fundar uma cidade na Ásia. Apenas Alexandre, o Grande, já o tinha feito anteriormente.

Ncultura

INVENçÕES PORTUGUESAS QUE CONQUISTARAM O MUNDO - Botija de gás Pluma


Quem não se lembra do célebre anúncio da menina do gás, em que uma rapariga de beleza notável se passeava pela rua levando ao ombro uma bilha do gás de peso pluma?

Esta foi uma invenção 100% portuguesa, uma bilha de gás com metade do peso da tradicional, que pode ser transportada por qualquer pessoa, com níveis de segurança superiores e ‘design’ atrativo. Foi uma solução inovadora.

Ncultura