Número total de visualizações de páginas

25 fevereiro 2024

PORTUGUESES ILUSTRES - Afonso de Albuquerque (1453-1515)

Este português demonstrou ser um génio militar. As suas estratégias militares eram brilhantes, tanto de expansão, como de defesa. Afonso de Albuquerque procurou fechar todas as passagens navais para o Índico e o seu sucesso permitiu engrandecer Portugal. Ao conseguiu criar uma cadeia de fortalezas colocadas em pontos estratégicos, Afonso de Albuquerque conseguiu tornar o Índico num mare clausum português, uma façanha proveitosa para Portugal.

Afonso de Albuquerque foi governador nos últimos seis anos da sua vida. Entre as suas façanhas está o facto de ter conseguido estabelecer a capital do Estado Português da Índia em Goa.

Afonso de Albuquerque conseguiu conquistar Malaca e também conseguiu chegar às ilhas Molucas. Afonso de Albuquerque conseguiu dominar Ormuz. Afonso de Albuquerque estabeleceu contactos diplomáticos com diversos reinos, nomeadamente com a Índia, a Etiópia, a Pérsia, o Sião e até mesmo a China.

Afonso de Albuquerque foi agraciado com o título de vice-rei pouco antes da sua morte. Foi o primeiro português a receber um título além-mar. Além disso, foi nomeado “Duque de Goa”.

Afonso de Albuquerque foi o primeiro duque nascido fora da família real. Este ilustre português tornou-se no segundo europeu a fundar uma cidade na Ásia. Apenas Alexandre, o Grande, já o tinha feito anteriormente.

Ncultura