Número total de visualizações de páginas

06 outubro 2023

PORTO - CAPELA DOS PESTANAS : o segredo mais bem guardado do Porto

O Porto é um local com muito para ver, até porque é uma cidade rica em história, cultura e beleza. A Invicta conta com monumentos famosos, como a Torre dos Clérigos, a Sé Catedral e a Livraria Lello, mas tem também preciosidades que poucos conhecem, como é o caso da Capela dos Pestanas, de que lhe vamos falar neste artigo.



Também chamada de Capela do Divino Coração de Jesus, a Capela dos Pestanas é uma capela privada com um estilo neogótico, que se encontra na Rua do Almada, perto da Praça da República.

A capela foi mandada construir por José Joaquim Guimarães Pestana da Silva, um protetor das artes e publicista, em finais do século XIX. O projeto de arquitetura tem autoria de José de Macedo Araújo Júnior, e as estátuas exteriores, que representam São José e São Joaquim, têm a autoria de António Soares dos Reis.

O interior é decorado com vitrais, esmaltes, bronzes e pinturas que imitam tapeçarias, retirando inspiração na capela de Sainte-Chapelle, de Paris. O altar-mor é proveniente da Casa Wilmotte de Lieja, e recebeu em 1885 a medalha de ouro na Exposição Universal de Antuérpia.

A capela encontrava-se anexada ao Palacete dos Pestanas, embora a disposição original tenha mudado ligeiramente, graças à construção de um prédio que diminuiu os limites da propriedade.

Durante muitos anos, o Palacete dos Pestanas foi usado como sede do Governo Civil e, desde 2021, funciona como o novo espaço do Registo do Porto, acolhendo serviços como a Conservatória do Registo Civil, a Conservatória do Registo Automóvel e o Departamento de Identificação Civil do Porto


A Capela dos Pestanas encontra-se numa zona central do Porto, e, bem perto, pode encontrar outros pontos de interesse, como o Mercado do Bolhão, a Avenida dos Aliados e a Estação de São Bento.

VortexMag

DOURO - SITIOS DE ENCANTO - Miradouro de Casal de Loivos


Continuando na zona do Douro, outro miradouro com vistas incríveis está situado no concelho de Alijó, sendo conhecido como o Miradouro de Casal de Loivos. Daqui, poderá experienciar uma vista panorâmica sobre o Pinhão e o vale do Douro, podendo avistar a famosa curva que o rio faz, bem como o casario branco do Pinhão aninhado a seus pés.

VortexMag

MUSICA - Roberto Carlos & Titãs - Para dizer adeus

"Para dizer adeus"