Número total de visualizações de páginas

22 fevereiro 2024

ALDEIAS DE PORTUGAL COM NOMES INCOMUNS - Esfrega (Proença-a-Nova)

 

Esta aldeia tem um nome insólito. Segundo se conta na terra, o nome Esfrega está relacionado com um fidalgo. Este homem um dia visitou a aldeia. No entanto, a visita não correu bem. O fidalgo deu um valente trambolhão naquele local. Foi uma valente ‘esfrega’, como diziam as gentes da terra. Por isso, desde então que a aldeia passou a ser conhecida como a aldeia da Esfrega.

Ncultura

PORTUGUESES ILUSTRES - Francisco de Almeida (1450-1510)


Apesar de não ter a mesma popularidade entre os portugueses que outras personalidades aqui apresentadas, as façanhas de Francisco de Almeida tornam-no merecedor da presença nesta lista de ilustres portugueses.

Francisco de Almeida foi uma pessoa extremamente importante no seu tempo. Ele tornou-se vice-rei da Índia. Este homem singular participou na Batalha de Diu. Esta batalha foi considerada por alguns estudiosos como uma das batalhas mais importantes. Os especialistas colocam essa batalha entre as mais emblemáticas da história da humanidade.

Francisco de Almeida ousou ir contra as ordens do rei português num contexto em que Portugal era um reino poderoso. O português atacou Diu e os seus aliados para vingar-se da morte do seu filho.

A sua personalidade intempestiva resultou numa vitória importante. Esse momento foi crucial para se estabelecer o domínio português no Oceano índico. A batalha em questão foi bem-sucedida e o seu sucesso resultou num proveito importante para os portugueses.

Na sequência do êxito obtido, o Oceano Índico passou a encontrar-se sob domínio português. Após Portugal ter perdido força como império, outros impérios europeus rapidamente quiseram ter esse domínio.

O sucesso de Francisco de Almeida resultou no êxito europeu. Se nos séculos seguintes as grandes potências mundiais foram sempre nações europeias, deve-se a essa vitória. Francisco de Almeida impediu que o controlo do lucrativo comércio de especiarias caísse nas mãos dos asiáticos e dos muçulmanos, por isso ambos foram relegados para papéis secundários nessa parte da história da humanidade.

Ncultura