Número total de visualizações de páginas

23 dezembro 2021

ALDEIAS DE PORTUGAL - Vilarinho de Negrões

Localizada numa pequena península formada pela subida das águas da barragem do Alto Rabagão, Vilarinho de Negrões, em Montalegre, é uma das mais bonitas e surpreendentes aldeias de Portugal. É uma típica aldeia transmontana mas rodeada por água, o que lhe confere uma aura difícil de explicar. As suas gentes dedicam-se à agricultura e ao pastoreio, um poucocomo era há algumas décadas.

O passeio por Vilarinho de Negrões faz-se rápido: aprecie as construções em granito, o tanque comunitário e os hábitos típicos das suas gentes. Não deixe de observar as águas da barragem e, se tiver oportunidade, dê um salto até Montalegre ou até outras das aldeias mais típicas do concelho, como Pitões das Júnias ou Fafião.

VortexMag

PORTUGAL MONUMENTOS - Palácio da Bolsa (Porto)

O Palácio da Bolsa, ou Palácio da Associação Comercial do Porto, na cidade do Porto, em Portugal, começou a ser construído em Outubro de 1842, em virtude do encerramento da Casa da Bolsa do Comércio, o que obrigou temporariamente os comerciantes portuenses a discutirem os seus negócios na Rua dos Ingleses, em pleno ar livre.
Palácio da Bolsa

Com uma mistura de estilos arquitectónicos o edifício apresenta em todo o seu esplendor, traços do neoclássico oitocentista, arquitectura toscana, assim como o neopaladiano inglês.

VortexMag