Número total de visualizações de páginas

28 abril 2023

HISTORIA - Braga, a cidade mais antiga de Portugal - Parte 1


Braga é uma cidade com uma rica história e cultura. É a cidade mais antiga de Portugal e uma das cidades cristãs mais antigas do mundo. Foi fundada pelos romanos no ano 16 a.C. e denominada de “Bracara Augusta” em honra do imperador César Augusto. Antes disso, o território que hoje é designado por Braga já existia como cidade e estava habitado pela tribo dos Brácaros.

Os Brácaros eram uma tribo galo-celta que terá fundado a povoação de Braga, cuja origem remonta aos tempos pré-históricos. Eles habitaram ao sul da Galécia, do Douro ao Minho e deram o seu nome à principal cidade da região, Brácara Augusta. Do nome do povo derivou o nome da povoação, da atual cidade, Braga, e dos seus habitantes, os bracarenses.

Bracara Augusta é o nome romano da atual cidade de Braga, no norte de Portugal. Foi fundada pelo imperador Augusto entre os anos 15 e 13 a.C. e foi capital da província romana da Gallaecia. A cidade era um importante centro administrativo e cultural na região e estava ligada ao triângulo político-administrativo estabelecido por Augusto, com vértices nas três cidades: Bracara Augusta (Braga), Lucus Augusti (Lugo) e Astúrica Augusta (Astorga) por várias vias.

...continua...

VortexMag