Número total de visualizações de páginas

09 maio 2023

TEMPOS QUE JA NÃO VOLTAM - Publicidade do primeiro télémovel em Portugal

1991 - Primeiro Télémovel

HISTORIA - Braga a cidade mais antiga de Portugal - Parte 3


Há vários museus na cidade de Braga onde podem ser encontradas peças e objetos que datam do tempo dos Romanos. Estátuas, objetos religiosos e utensílios são só algumas das peças romanas que é possível encontrar em locais como o Museu Pio XII e o Museu D. Diogo de Sousa.

Após a queda do Império Romano, Braga tornou-se a capital do Reino Suevo que incluía a Galiza e se prolongava até ao Rio Tejo. O Reino Suevo foi fundado pelos Suevos, um povo de origem germânica que invadiu a Península Ibérica no ano 409 e estabeleceu a capital em Braga. O Reino Suevo durou entre 409 e 585 d.C., data em que foi anexado pelos Visigodos.

Por volta do ano 711, praticamente todo o reino Visigodo foi conquistado pelos mouros, que invadiram a Península Ibérica vindos do Norte de África. Braga foi conquistada aos mouros em 1040 por Fernando Magno, rei de Leão e Castela. No entanto, a cidade foi reconquistada pelos mouros em 1070 e só voltou a ser definitivamente reconquistada pelos cristãos em 1093 por Henrique de Borgonha, conde de Portucale.

A partir dessa altura, a cidade de Braga nunca mais abandonaria os domínios do Condado Portucalense e, posteriormente, de Portugal. Viria a assumir-se como uma das cidades mais importantes do país, tal como já o tinha sido no tempo dos Brácaros, dos Romanos e dos Suevos.

continua...

VortexMag

MUSICA - Zeca Afonso (com a participação do "doutor" Relvas) - Como se faz um canalha

"Como se faz um canalha"

MUSICA - Sérgio Godinho - Etelvina

"Etelvina"

MUSICA - Zeca Afonso - O que faz falta

"O que faz falta"