Número total de visualizações de páginas

21 março 2024

ALDEIAS PORTUGUESAS COM NOMES INCOMUNS - Cabeças Velhas (Almodôvar)

Segundo reza a lenda, quando caía a noite, uma bruxa saía do seu esconderijo. Num determinado dia, alguns homens decidiram seguir a bruxa para constatarem algo horripilante: esta mulher tirava a cabeça de uma velha do saco. A cabeça apresentava-se cheia de moscas enormes.

Posteriormente, a mando da bruxa, os insetos foram à procura de alimento. Revoltados, os homens mataram todas as moscas. Por isso, sem a ajuda dos insetos, a bruxa acabou por morrer. Foi, por isso, que esta terra ficou conhecida pelo nome de Cabeças Velhas.

Ncultura

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Minha tia

"Minha tia"

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - A deusa da minha rua

"A deusa da minha rua"

PORTUGUESES ILUSTRES - Fernão de Magalhães (1480-1521)

Este português ilustre nasceu em 1480, no Porto. Fernão de Magalhães era membro de uma família fidalga de Ponte da Barca. Ele tinha apenas 12 anos quando se tornou pajem da Rainha D. Leonor. Fernão de Magalhães acompanhou D. Francisco de Almeida na ida para a Índia, em 1505, e por lá viveu ao longo de 8 anos.

O português tinha o objetivo de alcançar as ilhas Molucas. Este plano foi proposto primeiro a D. Manuel I, algo que o rei português recusou. Mais tarde, em 1517, mais precisamente, o português colocou-se ao serviço do rei espanhol Carlos V, que deu as condições a Fernão Magalhães para avançar.

O português partiu de Sevilha nesse ano. Tinha à sua responsabilidade 5 navios e 250 homens. O objetivo era navegar para Ocidente, procurando uma passagem a ser realizada entre os oceanos Atlântico e Pacífico, de forma a chegar às ilhas Molucas.

O percurso não foi nada fácil. Após ter lidado com revoltas, fome e sede, Fernão de Magalhães acabou por alcançar as ilhas Filipinas, em 1521. O português morreu nas Filipinas (em Mactan, mais precisamente), no dia 7 de abril de 1521.

Na sequência de uma emboscada, Fernão de Magalhães foi morto por indígenas. O espanhol Sebastião Delcano e mais 18 homens conseguiram escapar. A viagem foi terminada e estes homens conseguiram regressar a Sevilha em 1522, após terem conseguido dar a primeira volta ao mundo.

Ncultura

LE PORTUGAL JOYAU DE L'EUROPE - Lisbonne - La ville des Sept Collines

Lisbonne est connue sous le nom de Ville des Sept Collines qui sont : le Château, Graça, Monte, Penha de França, São Pedro de Alcântara, Santa Catarina et Estrela.

MSNCom

EFEMERIDES - Aconteceu a 21 de março de 1846






Faleceu 23 de janeiro de 1905

Oleme