Número total de visualizações de páginas

21 março 2024

PORTUGUESES ILUSTRES - Fernão de Magalhães (1480-1521)

Este português ilustre nasceu em 1480, no Porto. Fernão de Magalhães era membro de uma família fidalga de Ponte da Barca. Ele tinha apenas 12 anos quando se tornou pajem da Rainha D. Leonor. Fernão de Magalhães acompanhou D. Francisco de Almeida na ida para a Índia, em 1505, e por lá viveu ao longo de 8 anos.

O português tinha o objetivo de alcançar as ilhas Molucas. Este plano foi proposto primeiro a D. Manuel I, algo que o rei português recusou. Mais tarde, em 1517, mais precisamente, o português colocou-se ao serviço do rei espanhol Carlos V, que deu as condições a Fernão Magalhães para avançar.

O português partiu de Sevilha nesse ano. Tinha à sua responsabilidade 5 navios e 250 homens. O objetivo era navegar para Ocidente, procurando uma passagem a ser realizada entre os oceanos Atlântico e Pacífico, de forma a chegar às ilhas Molucas.

O percurso não foi nada fácil. Após ter lidado com revoltas, fome e sede, Fernão de Magalhães acabou por alcançar as ilhas Filipinas, em 1521. O português morreu nas Filipinas (em Mactan, mais precisamente), no dia 7 de abril de 1521.

Na sequência de uma emboscada, Fernão de Magalhães foi morto por indígenas. O espanhol Sebastião Delcano e mais 18 homens conseguiram escapar. A viagem foi terminada e estes homens conseguiram regressar a Sevilha em 1522, após terem conseguido dar a primeira volta ao mundo.

Ncultura