Número total de visualizações de páginas

11 fevereiro 2024

INVENçÕES PORTUGUESAS QUE CONQUISTARAM O MUNDO - A Via Verde

13 Invenções portuguesas que conquistaram o mundo

Surgiu pela primeira vez no ano de 1991 e é uma forma simples de efetuar o pagamento de portagens. Este sistema de portagem eletrónica foi criado pela Universidade de Aveiro para eliminar as filas intermináveis para fazer o pagamento nas auto-estradas.

Por norma existem duas vias reservadas a aderentes à Via Verde e os carros têm que estar equipados com um identificador DSRC colado ao para-brisas. A vantagem deste sistema é o condutor não ter que parar o veículo para fazer o pagamento.

Este é automaticamente debitado na conta bancária do mesmo. Atualmente é a empresa Brisa que detém 60% do capital social da Via Verde.

Ncultura

CÃES PORTUGUESES - RAçAS UNICAS - Cão da Serra da Estrela


Este cão português é um mastim de tamanho grande (o seu peso situa-se entre os 35 – 60 kg). O cão da Serra da Estrela carateriza-se por ser corajoso e inseparável do pastor. Esta raça portuguesa tem origem em cães pastores que existiam na Serra da Estrela. Estes cães foram usados como cães de tração. São meigos com a família, mas podem ser territoriais, dominantes e desconfiados com estranhos.

O cão da Serra da Estrela é tido como um cão independente. Este cão português requer exercício e espaço para correr. O cão da Serra da Estrela apresenta pelo comprido, um pelo bonito que requer escovagens regulares. Esta é a raça portuguesa mais internacional. A raça de cão da Serra da Estrela é a que apresenta mais registos no Clube Português de Canicultura.

Ncultura