Número total de visualizações de páginas

09 abril 2023

AZULEJOS DE PORTUGAL - 2° capitolo

 Igreja de Válega
Igreja de Válega

No reinado de D. João V, diversas igrejas, jardins, palácios e casas nobres foram revestidos com azulejos, que na altura eram um símbolo de distinção social. Ao longo do tempo, o azulejo assume um papel de destaque na criação artística do nosso país, devido à sua longevidade de uso e modo de aplicação fácil.

Eram aplicados em pavimentos, tetos e paredes, e foram ganhando grande protagonismo em diferentes referências históricas, religiosas, de guerra e de caça. Ainda hoje podemos ver inúmeros exemplos desta arte decorativa, com as suas figuras a criar cenários de uma beleza ímpar.

Para apreciar o melhor da arte do azulejo, poderá visitar a Estação de São Bento, no Porto, cujos painéis de azulejos retratam episódios históricos do Norte do país, como o Torneio de Arcos de Valdevez, a receção de D. João I e D. Filipa de Lencastre no Porto, e a conquista de Ceuta, em 1415. Mas as maravilhas da azulejaria portuguesa não se ficam por aqui.

Em Ovar, poderá encontrar a igreja paroquial de Válega, verdadeira obra-prima da arte da pintura do azulejo, onde se representam cenas da iconografia católica. O interior da igreja é igualmente impressionante, estando decorado com listras de mármore e enormes painéis de azulejos. decorados.

VortexMag

MUSICA - Rui Veloso - A paixão

"A paixão"