Número total de visualizações de páginas

03 março 2024

DIGITAL JM - Peixe também sofre

"Peixe também sofre"
03-03-2024
JoanMira

CÃES PORTUGUESES - RAçAS UNICAS - Cão de Castro Laboreiro


Esta raça portuguesa tem um porte médio (o seu peso situa-se entre os 25 – 40 kg) e trata-se de um cão rústico. Este animal de pelo curto tem origem em Castro Laboreiro, Melgaço.

O cão de Castro Laboreiro é conhecido por ser um bom cão de guarda. Trata-se de um animal bastante leal com a família. É protetor e fica desconfiado quando se encontra na presença de estranhos.

O cão de Castro Laboreiro tem um ladrar de alerta bastante caraterístico, onde se destaca a transição de tons graves para agudos. Este animal foi usado no Corpo de Fuzileiros como cão-polícia e militar.

As suas caraterísticas também o tornam num bom cão-guia. O cão de Castro Laboreiro também já mostrou valor em eventos internacionais. Foi Campeão do Mundo de Agility, em 1990.

Ncultura

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Despedida

"Despedida"

LINGUA PORTUGUESA - EXPRESSÕES DE LISBOA - Caiu o Carmo e a Trindade

A origem desta expressão está diretamente relacionada com o Terramoto de 1755.

O trágico acontecimento que criou um impacto tremendo na cidade de Lisboa tem “culpas no cartório”, pois ele originou a destruição de diversos monumentos, nomeadamente os antigos conventos do Carmo e da Trindade, que se tratavam de dois dos mais importantes da cidade na época.

O povo ficou aterrorizado com o evento. Pela população espalhou-se a mensagem – “Caiu o Carmo e a Trindade!” – para expressar como o terramoto tinha sido devastador.

Posteriormente, a expressão ficou associada a algo que cria esse impacto. Assim, quando há um acontecimento mau ou quando algo dramático está para acontecer, usa-se essa expressão.

Ncultura

PROFISSÕES DO PASSADO EM LISBOA - Tanoaria


O armazenamento do vinho era feito em cubas em cimento, antes do transporte ser realizado. Atualmente, as cubas em cimento são quase inexistentes. Foram destruídas na sua maioria, pois foram substituídas por cubas em aço inoxidável.

Muitas empresas modernizaram os seus processos de transportar, engarrafar, rolhar e rotular as garrafas. A tanoaria é a arte de fazer barris e tonéis, sendo que para os tanoeiros tudo começa com simples ripas de madeira.

Ncultura