Número total de visualizações de páginas

25 novembro 2023

HISTORIA DO FADO - 2 - (Alfredo Marceneiro)

 

Atestando a comunhão de espaços lúdicos entre a aristocracia boémia e as franjas mais desfavorecidas da população lisboeta, a história do fado cristalizou em mito o episódio do envolvimento amoroso do Conde de Vimioso com Maria Severa Onofriana (1820-1846), meretriz consagrada pelos seus dotes de cantadeira e que se transformará num dos grandes mitos da História do Fado, referencial agregador da comunidade fadista. Em sucessivas retomas imagéticas e sonoras, a evocação do envolvimento de um aristocrata boémio com a meretriz, cantadeira de fados, perpassará em muitos poemas cantados, e mesmo no cinema, no teatro, ou nas artes visuais, desde logo a partir do romance A Severa, de Júlio Dantas, publicado em 1901 e transportado para a grande tela em 1931, naquele que seria o primeiro filme sonoro português, dirigido por Leitão de Barros.

MuseuDoFado

UMA VISITA AO PORTO - A Foz

 

A zona onde desagua o rio Douro, também conhecida como a Foz do Porto ou do Douro, tem vários pontos de interesse fazendo deste um local de atração fora do centro histórico.

Comece pelo bonito Passeio Alegre, um dos locais a visitar no Porto. Constituído por um bonito jardim público, convida toda a gente a um passeio romântico num espaço com cerca de 41 000 m2 e onde pode aproveitar para jogar minigolfe com a família ou os amigos.

De seguida, irá encontrar o bonito Forte de São João Baptista da Foz. Construído no século XVI, este forte serviu para a proteção da foz do rio Douro e sofreu melhoramentos ao longo dos séculos para prevenir eventuais ataques dos espanhóis e, mais tarde, das tropas napoleónicas.

Pode terminar a sua visita à Foz do Porto com um passeio até aos farolins da barra do Douro ou aproveite para admirar as pequenas mas bonitas praias desta zona.

GotoPortugal