Número total de visualizações de páginas

05 abril 2024

PALAVRAS QUE DEFINEM OS PORTUGUESES - Ouro

Portugal também é da cor do ouro. Essa é a cor das falésias do Algarve, da profusão de joias usadas no folclore do Minho e seus trajes tradicionais, e da filigrana artesanal.

Mas há ainda a extraordinária talha dourada nas igrejas e palácios, talvez a maior arte nacional depois da azulejaria.

Ncultura

PORTUGUESES ILUSTRES - António Vieira (1608-1697)

Segundo Fernando Pessoa, o padre António Vieira foi “o imperador da língua portugue­sa”. Ele nasceu em Lisboa, em 1608. António Vieira era ainda uma criança de 7 anos de idade quando teve de partir com a família para o Brasil.

O pai da criança que viria a tornar-se no padre António Vieira era da baixa nobreza. Ao assumir o cargo de secretário da Governação, a família deslocou-se ao outro lado do Atlântico. Foi por isso que António Vieira estudou no colégio jesuíta da Baía.

Posteriormente, entrou para a Companhia de Jesus, em 1623, mais precisamente. Mais tarde, em 1634, foi ordenado pa­dre. António Vieira tinha apenas 26 anos quando tal aconteceu.

O padre António Vieira era um comunicador nato, um verdadeiro especialista na arte de comunicar. O padre jesuíta integrou uma delegação que veio a Portugal em 1641, com o propósito de manifestar a D. João IV o apoio do Brasil à Restauração. Os sermões do padre António Vieira em Lisboa revelaram-se um êxito total.

Além de ser um comunicador exímio, este português era também um homem de causas. O padre António Vieira não se ficava pelo discurso polido. Mostrou ser um defensor acérrimo dos judeus e dos índios. O padre português foi missionário e entregou-se totalmente a causas que o apaixonavam.

O português conven­ceu o rei a terminar com a pena de confisco dos bens por delito de judaísmo, por exemplo. No Maranhão, o Padre António Vieira conviveu com os índios e colocou-se do lado dos índios em disputas com os colo­nos, que os escravizavam.

O padre António Vieira envolveu-se na política local, tendo defendido com a sua sagacidade natural (e singular…) a abo­lição da escravatura dos índios.

Apesar das suas posições que podiam colocar em causa a sua vida, o padre António Vieira morreu com quase 90 anos, no dia 17 de junho de 1697, na Baía.

Ncultura

EFEMERIDES - Aconteceu a 5 de abril de 1952


Às 6 horas da manhã do dia 5 de abril de 1952, o paquete Vera Cruz - o mais rápido navio de então da marinha mercante portuguesa - alcança, na sua viagem inaugural, o Rio de Janeiro, lançando ferro a três milhas da barra.

Havia partido, a 20 de Março, da gare marítima da Rocha de Conde de Óbidos, em Lisboa.

Oleme