Número total de visualizações de páginas

23 novembro 2023

UMA VISITA AO PORTO - O Parque da cidade


Este parque também é conhecido como o “pulmão da cidade” e é não só o maior parque urbano do Porto como de Portugal, com cerca de 83 hectares.

As pessoas que aqui vêm terão a possibilidade de passar agradáveis momentos na companhia da família ou amigos quer seja a descansar na relva que cobre grande parte do parque ou a passear pelos vários caminhos, alguns dos quais levam até à orla costeira.

Para além do verde da relva irá também maravilhar-se com a diversidade de árvores que aí irá encontrar tal como alguns lagos que fazem as delícias das crianças que procuram atirar um pedaço de pão para os bonitos patos que nadam nessas águas.
Este parque é também usado por aqueles que praticam desporto e que vêm para aqui fazer jogging, caminhadas, jogar futebol, voleibol, entre outros, mas saiba que poderá também aproveitar para visitar o Pavilhão da Água, um bonito edifício temático.


GotoPortugal

MUSICA PORTUGAL - Beatriz da Conceição - Recado a Lisboa

"Recado a Lisboa"

HISTORIA DO FADO - 1 - (Maria da Nazaré - Saudades da Julia Mendes)

"Saudades da Julia Mendes"

Nascido nos contextos populares da Lisboa oitocentista, o Fado encontrava-se presente nos momentos de convívio e lazer. Manifestando-se de forma espontânea, a sua execução decorria dentro ou fora de portas, nas hortas, nas esperas de touros, nos retiros, nas ruas e vielas, nas tabernas, cafés de camareiras e casas de meia-porta. Evocando temas de emergência urbana, cantando a narrativa do quotidiano, o fado encontra-se, numa primeira fase, vincadamente associado a contextos sociais pautados pela marginalidade e transgressão, em ambientes frequentados por prostitutas, faias, marujos, boleeiros e marialvas. Muitas vezes surpreendidos na prisão, os seus actores, os cantadores, são descritos na figura do faia, tipo fadista, rufião de voz áspera e roufenha, ostentando tatuagens, hábil no manejo da navalha de ponta e mola, recorrendo à gíria e ao calão. Esta associação do fado às esferas mais marginais da sociedade ditar-lhe-ia uma vincada rejeição pela parte da intelectualidade portuguesa.

MuseuDoFado