Número total de visualizações de páginas

09 março 2021

TEXTO - Aniversario e tormento

 

Hoje vou contar-vos a historia que ha muito tempo quase tinha esquecido... Era uma vez uma menina que conheci com 16 anos ; na altura, tinha eu 22 anos e uma namorada que não gostava de mim ; levava eu uma vida de bohémia entre bares, discotecas, noites frias, quentes mas sempre humidas e sempre à tabela, sob estrelas, para que os malteses (desta feita franceses), imensamente racistas porque cretinos, me não fizessem a folha quando soubessem que não era francês.

Jogava rugby em equipas francesas, falava francês sem sotaque e os parvonias não se apercebiam de nada ; o problema começou quando fui contratado pelo Desportivo Português para praticar... futebol ! Não mais me perdoaram e eu, nas tintas que estava, mandei-os definitivamente para aquele sitio do alto do mastro das nossas caravelas : o « caralho » ! Não é palavrão não ; aquele sitio, no alto do mastro principal, servia aos vigias para observarem o horizonte.

Entretanto, tinha conseguido um job em janeiro de 1971 – no consulado honorario de Portugal em Dax – cujo cônsul era igualmente agente geral da firma portuguesa « Tabopan » de Amarante o que me permitiu trabalhar em Paris em 1971 e 1973.

Excusado serà dizer que o provinciano abstrato, filho de operarios que viviam sem grandes recursos, se sentiu naquela cidade à grande e à francesa...

Aproveitei Paris e à noite, no hotel, comecei o namoro épistolar com aquela menina linda que me seduziu instantaneamente. Casamos pouco tempo depois ; vivemos, no inicio, sem grandes meios materiais mas eramos muito felizes e tivemos quatro filhos adorados.

Como com todos os casais houve momentos menos felizes mas conseguimos estar 45 anos juntos até que a doença a levou. 

Sei quanto me amavas, sei que por vezes – muito raramente - não te mereci.

Julia, hoje dia do meu aniversario, - como sabes fis 70 anos - e felizmente muitos amigos mostraram por ti e por mim o nosso reencontro nos confins do Universo para poder repetir que te amo e que sinto a tua ausência cada vez mais.

Até breve Bébé.

09-03-2021
JoanMira

LISBOA ANTIGA - Hospital de Santa Maria

 

Foto: Armando Maia Serôdio [1966] | Arquivo Municipal de Lisboa

Construído em 1953, o Hospital de Santa Maria foi considerado uma das maiores edificações do Estado Português até então. De destacar a envolvente do hospital, praticamente deserta. A inauguração oficial foi a 27 de Abril de 1953.

CIÊNCIA NAUTICA PORTUGUESA - Técnicas de navegação



Além da exploração do litoral foram feitas também viagens para o mar largo em busca de informações meteorológicas e oceanográficas (foi nestes trajectos que se descobriram os arquipélagos da Madeira e dos Açores, o Mar dos Sargaços). O conhecimento do regime de ventos e correntes do Atlântico e a determinação da latitude por observações astronómicas a bordo, permitiu a descoberta da melhor rota oceânica de regresso de África: cruzando o Atlântico Central até à latitude dos Açores, aproveitando os ventos e correntes permanentes favoráveis, que giram no sentido dos ponteiros do relógio no hemisfério norte devido à circulação atmosférica e ao efeito de Coriolis, facilitando o rumo directo para Lisboa e possibilitando assim que os portugueses se aventurassem cada vez para mais longe da costa, manobra que ficou conhecida como "volta da Mina", ou "Volta do mar".