Número total de visualizações de páginas

19 maio 2022

CULTURA PORTUGUESA - Danças tradicionais

 

Pauliteiros de Miranda
Dançar é uma forma de nos exprimirmos, e o que não faltam são danças tradicionais no nosso país. A maioria das nossas danças possui o acordeão como instrumento em comum (com os Pauliteiros de Miranda a serem uma exceção), o que não é de estranhar, já que era o instrumento mais popular do país em finais do século XIX.

Outro elemento em comum é o uso de trajes típicos, que mudam consoante a região. Como exemplos de danças, podemos mencionar o Vira do Minho, o Bailinho da Madeira, a Chula do Douro, a Moda das Saias, o Bailarico Saloio, a Farrapeira e a Tirana.

VortexMag

PORTUGAL PASSADIçOS INCRIVEIS - Passadiços do Paiva, em Arouca

Não foi por acaso que receberam o prémio de Melhor Atração Turística de Aventura do Mundo nos óscares do Turismo (World Travel Awards; 2018). Com oito quilómetros de extensão na margem esquerda do Rio Paiva, estes passadiços do concelho de Arouca são um autêntico santuário natural, que passa por águas bravas, cristais de quartzo e espécies em extinção na Europa.

O início faz-se junto a duas praias fluviais – Areninho e Espiunca – e pelo meio há mais outra, a do Vau. O percurso dura cerca de 2h30, mas atenção que tem um nível de dificuldade alto, desde logo pelos seus desníveis acentuados.

LisboaSecreta