Número total de visualizações de páginas

06 março 2022

PORTUGAL PASSADIçOS INCRIVEIS - Sistelo, Arcos de Valdevez

Situados no Alto Minho, estes passadiços têm pouco mais de 10 quilómetros de extensão, integrados na Ecovia do Vez. A aldeia de Sistelo, considerada “o pequeno Tibete português”, por causa dos seus socalcos, é o ponto de partida de um percurso incrível junto ao rio Vez, que forma pequenas praias fluviais onde é possível tomar banho.

Até ao destino final, Ponte de Vilela, o cenário impressiona pela paisagem verdejante e, durante o caminho, vai passar por vários moinhos abandonados e uma ponte oitocentista. No total, este percurso com grau de dificuldade média, dura cerca de três horas a completar.
Foto: @trilhos.arcosdevaldevez.pt
LisboaSecreta

LINGUA PORTUGUESA - Braga, cidade que deu nome aos dias da semana (3a. e ultima parte)

A partir do primeiro Concílio de Braga, os dias passaram a ser denominados da seguinte forma: Dominica dies, Feria Secunda, Feria Tertia, Feria Quarta, Feria Quinta, Feria Sexta, Sabbatum. De notar que Feria tinha o sentido de Festa (no caso, festa litúrgica), sendo daqui que vem o nome feriado.

Ao longo dos anos, a língua portuguesa foi evoluindo, tendo a palavra feria sido substituída por feira nos dias da semana, chegando-se assim aos nomes dos dias da semana atuais. E se se pergunta porque existe uma terça-feira e não uma terceira-feira, é porque o nome manteve a pronúncia latina original de Tertia.

Curiosamente, este bispo pediu também para que os nomes dos planetas na altura conhecidos tivessem o seu nome modificado. O Concílio decidiu não ir para a frente com esta mudança, e por isso mantemos ainda a raiz original dos planetas Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno.

Quando Portugal se tornou por fim um estado unificado, a tradição do uso destes nomes para os dias da semana tinha já mais de meio século, preferindo-se manter estas nomenclaturas no território. Mais tarde, os nomes dos dias da semana foram repassados para os países que Portugal colonizou, como o Brasil.

O que podemos concluir? Que, apesar de São Martinho ter sido um douto da Igreja de grande importância na unificação do território que formou Portugal, este deixou como legado nomes dos dias da semana pouco originais, naquela que é a quinta língua mais falada do mundo.

VortexMag