Número total de visualizações de páginas

05 junho 2024

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - O broto do jacaré

"O broto do jacaré"

EFEMERIDES - Aconteceu a 4 de junho de 2006

A 4 de junho de 2006, morre, no Barreiro, o intérprete de música angolana Raul Indipwo, um dos fundadores do grupo Ouro Negro.
Fundação do conjunto Ouro Negro

Em 1965, Raul Indipwo e Milo MacMahon, fundam, em Angola, o Ouro Negro, conjunto dedicado a temas musicais angolanos.

O sucesso obtido em Angola, na altura considerada uma província ultramarina portuguesa, leva o empresário Ribeiro Braga a contratá-los para atuar na Metrópole.

Após atuações em Lisboa e no Estoril, regressam a Angola.
Trio Ouro Negro

Nessa época, Raul e Milo discutem o futuro dos Ouro Negro, tendo chegado à conclusão que deveriam introduzir melhorias, sobretudo ao nível rítmico. Para o efeito, em 1961, entra para o grupo um terceiro elemento de nome José Alves Monteiro, mais conhecido por Gin.

Rapidamente, o Trio ganha uma enorme popularidade.

Em cerca de um ano, deram espetáculos na Suíça, França, Finlândia, Dinamarca, Alemanha, Espanha e Portugal.

Ao longo desses anos, foram gravados 5 EP’s, na sua maioria de folclore Angolano, imortalizando para sempre versões de Ana N’Gola Dilenué, Kolonial, Cidrálea, Palamiê, Birin... mas também temas como Garota, o célebre Mãe Preta de Piratini, Caco Velho e até a magnífica canção francesa Non, Je Ne Regrette Rien.

Em 1963, José Alves Monteiro decide sair do grupo, ficando na Alemanha a tirar um curso, justamente quando o Trio estava a tomar uma posição de destaque na Europa.

Embora Raúl e Milo tenham compreendido os motivos da saída de Gin, ficaram bastante dececionados, tendo decidido acabar com o grupo.

Oleme