Número total de visualizações de páginas

11 março 2024

TEXTO - Tahs aqui tahs a comer !

 Jogava o Desportivo Português, em terras de França, naquele campionato regional em que estava adstrito.


O Desportivo, naquela época, era formado na integra por jogadores portugueses ; eu era um deles.

Naquela linda tarde, de maio de 1973, não jogava eu, por lesão ou castigo, não me lembro.

O adversario era rude fisicamente mas nos tambem.

Alias, era uma das nossas caracteristicas, união, solidriedade e … tudo pr'a frente.

A dada altura, depois de um lance polémico, oiço ao meu lado o pequeno e português espetador Amadeu dizer para o vizinho grande : « T'ès ici t'ès en train de manger »... Tradução literal do Português « Tahs aqui tahs a comer »...

Obrigado Amadeu.

11-03-2024
JoanMira

MUSICA - Roberto Carlos - Ai que saudades da Amélia

"Ai que saudades da Amélia"

MUSICA - Rodrigo - Velho marinheiro

"Velho marinheiro"

PORTUGUESES ILUSTRES - Vasco da Gama (1469-1524)


Num contexto temporal em que o domínio de grande parte das rotas comerciais entre a Europa e a Ásia estava na posse da República de Veneza, os portugueses desejavam ardentemente chegar à Índia.

Esse sempre foi o objetivo principal dos portugueses, desde 1460. Eles pretendiam atravessar a extremidade sul do continente africano de forma a colocar as mãos nas riquezas da Índia.

Bartolomeu Dias conseguiu o feito de dobrar o Cabo da Boa Esperança, num momento histórico em que Vasco da Gama era apenas um menino de 10 anos. Esse momento emblemático tornou a concretização dos planos portugueses mais viável e com maior possibilidade de sucesso. As explorações realizadas por terra corroboravam esta hipótese.

Muitos desconhecem que essa tarefa foi atribuída inicialmente a Estevão, mas quem é esse Estevão? Trata-se de Estevão da Gama, presumidamente o pai de Vasco da Gama. Este navegador só conseguiu fazer a ligação marítima desejada após assumir o comando da expedição.

Vasco da Gama assumiu essa posição após a morte do pai. O ilustre português conseguiu chegar finalmente ao destino mais desejado, à Índia. Vasco da Gama chegou a ser vice-rei da Índia.

Ncultura

PROFISSÕES DO PASSADO - Engraxador


O engraxador é outra profissão em vias de extinção. Noutros tempos, era uma tarefa que tinha um brilho particular. Os engraxadores tinham a missão de engraxar os sapatos, de forma a deixá-los “num brinquinho”.

Os homens eram os clientes destes engraxadores que, além de deixarem os sapatos a brilhar, ainda tinham muitas histórias para contar e entreter.

Ncultura