Número total de visualizações de páginas

01 fevereiro 2024

INVENçÕES PORTUGUESAS QUE CONQUISTARAM O MUNDO - Multibanco


Portugal foi um dos últimos países da Europa ocidental a desenvolver os equipamentos das caixas automáticas, mas apenas porque continuava em fase de estudos.

Finalmente em 1985 foi lançada a primeira rede de caixas de Multibanco (MB) portuguesa, que foi um dos sistemas mais avançados para a altura.


Quando as caixas de Multibanco chegaram a Portugal pela primeira vez, os habitantes tinham apenas 12 terminais nas principais cidades (Lisboa e Porto).

Agora estima-se que existam mais de 13.000 terminais, a maior densidade de caixas automáticas por habitantes em toda a Europa. É de salientar que a rede de Multibanco é uma das mais sofisticadas do mundo.

Ncultura

VILAS MARAVILHOSAS DE PORTUGAL - Ponte da Barca


Ponte da Barca encontra-se presente na região Demarcada dos Vinhos Verdes. A vila integra parte do concelho que se situa no Parque Nacional da Peneda Gerês. Este é um local que apresenta uma beleza incomum. Ponte da Barca tem condições perfeitas para a realização de diversas atividades (desportivas e de lazer).

Ponte da Barca está localizada numa região verdejante. Esta vila encontra-se à beira do Rio Lima. O centro histórico de Ponte da Barca é encantador, apresentando casas deslumbrantes. Algumas das habitações tradicionais desta vila já se encontram adaptadas a Turismo de habitação.

Nesta vila, também se encontram belos monumentos. Parte destas atrações estão datadas dos séculos XVI-XVIII. Por isso, podem dizer parte da história do nosso país. Ponte da Barca apresenta um património interessante. Por isso, merece uma visita cuidada.

Passear pelas ruas locais com calma é das melhores experiências que se podem viver na vila. Atravessar a ponte medieval e contemplar a beleza de Ponte da Barca é algo memorável. Pode ainda passear pelas margens do rio Lima e contemplar cenários de uma beleza incomum.

A Igreja românica de Bravães é uma construção do século XIII. Este templo encontra-se presente nos arredores de Ponte da Barca. No entanto, é uma atração de passagem obrigatória.

Ncultura