Número total de visualizações de páginas

16 março 2024

Le Portugal joyau de l'Europe - L'un des plus anciens Pays du vieux continent


Le Portugal est l'un des plus vieux pays d'Europe. Il a les mêmes frontières que celles dessinées en 1139. Le nom "Portugal" est apparu pour la première fois en 868, pendant la Reconquête.

MSNCom

EFEMERIDES - Camilo Castelo Branco

A 16 de março de 1825, nasce, em Lisboa, Camilo Castelo Branco, autor de uma vasta obra de literatura «confessional».

Entre as inúmeras novelas que escreveu, sobressaem Amor de Perdição (1862) [eBook] e Eusébio Macário (1879).

Camilo era filho de Manuel Joaquim Botelho Castelo Branco, proveniente de uma família aristocrata e de Jacinta Rosa do Espírito Santo Ferreira.

É registado como filho de «mãe incógnita», em virtude do seu pai nunca ter assumido a relação através do casamento, tendo-o simplesmente «perfilhado».

Enquanto criança, a sua educação fica a cargo de dois padres de província que nem sempre o acompanham convenientemente na evolução dos seus estudos.

Na adolescência, lê os clássicos portugueses e latinos e temas literaterários eclesiásticos, mantendo-se sempre em contacto com a natureza transmontana.

Aos 16 anos de idade, casa-se com Joaquina Pereira de França, uma filha de lavradores transmontanos. Este casamento não duraria muito tempo, não só pela sua precocidade como igualmente pelo seu espírito irrequieto que o leva a apaixonar-se com muita facilidade. Patrícia Emília do Carmo de Barros foi uma das outras mulheres com quem viveu, tendo-a abandonado passado algum tempo.

Propenso a levar uma vida boémia, envolve-se constantemente em desavenças pelas quais é agredido com frequência.

Tenta cursar Medicina na cidade do Porto mas não conclui a sua formatura.

Apaixona-se perdidamente (usando um termo muito caro a Camilo) por Ana Augusta Vieira Plácido. Quando esta se casa, em 1850, fica tão desgostoso que ingressa num seminário que acaba por abandonar em 1852.

Camilo seduz Ana Plácido, rapta-a e vive com ela até ser apanhado pelas autoridades.

São ambos conduzidos à Cadeia da Relação, no Porto, onde Camilo faz amizade com o salteador Zé do Telhado, o célebre ladrão que roubava os ricos para distribuir pelos pobres.

O eco deste seu caso amoroso espalha-se rapidamente pela opinião pública que o vê como se de um romance romântico se tratasse.

Absolvido do crime de adultério, Camilo passa a viver com Ana Plácido e, mais tarde, quando o marido desta morre, vão ambos morar para a confortável casa do falecido.

A esta emocionante e atribulada vida foi buscar os temas para muitas das suas novelas «confessionais», tendo sido o primeiro escritor de língua portuguesa a viver exclusivamente do rendimento dos seus textos literários.

Com muitos problemas de saúde, incluindo uma eminente perda da visão, Camilo suicida-se a 1 de junho de 1890, disparando um tiro na têmpora.

Assim termina a vida deste escritor, toda ela semelhante a muitas das suas novelas ficcionais.

O Leme

PALAVRAS QUE DEFINEM OS PORTUGUESES - Individualidade

É mediterrânico mas encontra-se virado para o Atlântico, é ibérico mas não é espanhol, é europeu mas concentra-se mais no mar, é latino mas com um temperamento reservado mais típico dos nórdicos.

É um país cheio de alma com uma rara individualidade, com consciência das suas características únicas, e com tesouros pouco conhecidos que o tornam tão enigmático e magnético.

Ncultura

LOCAIS FASCINANTES DE PORTUGAL - Ponte da Misarela

Esta construção está ligada a mitos e mistérios. É uma ponte repleta de segredos, com muito para contar. Esta ponte foi construída sobre o rio Rabagão, a cerca de 1km da sua foz no rio Cávado, distrito de Vila Real.

Há na terra local quem defenda que se trata de uma ponte “endemoninhada”… Não há certezas sobre isso. Desconhece-se se é verdade ou não. Certo é que o cenário que se encontra por aqui parece retirado de uma história mágica, de encantar!

Ncultura