Número total de visualizações de páginas

16 março 2021

MUSICA - Amalia Rodrigues - Lisboa antiga

"Lisboa antiga"

LISBOA HISTORICA - Cais das Colunas: a história por detrás do nome

 

O Cais das Colunas, localizado em frente ao Tejo e junto à Praça do Comércio, é um dos nossos locais preferidos não só para ver os espetaculares pores do sol de Lisboa como também para meditar, ouvir música de artistas de rua e, claro, namorar.

Também sabemos que é um dos seus sítios preferidos para, por exemplo, tirar fotografias espetaculares a qualquer hora do dia. Afinal, qualquer foto que tenha o rio Tejo como fundo é sucesso garantido, não acha?

No Cais das Colunas também é muito habitual concentrarem-se alguns artistas de rua, que normalmente animam com música todos os que por ali passam.

A cereja em cima do bolo é quando os céus de Lisboa ficam com aquelas cores e, ao fundo se consegue avistar todos os pormenores da ponte 25 de abril. É o momento perfeito!


Mas de onde vem o nome Cais das Colunas?

O nome Cais das Colunas surge, como é óbvio, das duas colunas instaladas nos degraus de mármore deste velho cais de Lisboa, que outrora foi a entrada mais nobre da cidade e onde desembarcavam as maiores figuras que visitavam a capital, como chefes de Estado ou até altas patentes monárquicas, como a Rainha Isabel II de Inglaterra.


BY VALTER LEANDRO • MARÇO 12, 2021

LISBOA ANTIGA - Belém

Na década de 30, a zona de Belém era ainda pouco desenvolvida e o destaque central pertencia, sem dúvida, à Torre de Belém. A sua vizinha da altura era a Fábrica de Gás de Belém, propriedade da empresa “Gaz de Lisboa” e que aqui funcionava desde 1889. Foi desativada em 1949 e acabou de ser demolida em 1950.

Foto: Kurt Pinto [1938] | Arquivo Municipal de Lisboa