Número total de visualizações de páginas

02 outubro 2023

DOURO - SITIOS ENCANTADOS - Arribas do Douro

O Parque Natural do Douro Internacional abrange 122 km de troço fronteiriço do rio Douro e do seu afluente, o rio Águeda, e integra os concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro e Mogadouro. Os desfiladeiros, escavados pelos rios, são extremamente profundos, podendo chegar a ultrapassar os 200 metros, e têm uma grande beleza, embora sejam diferentes, já que no troço internacional do Douro foram sendo construídas 5 barragens, enquanto o Rio Águeda corre ainda livre.

As margens escarpadas, denominadas de arribas, têm um riquíssimo valor faunístico, especialmente no que concerne às aves. Aqui pode encontrar grifos, abutres do Egipto, cegonhas-pretas, águias-reais e águias de Bonelli, entre outras espécies.

VortexMag

MUSICA - Seu Jorge - amiga da minha mulher

"Amiga da minha mulher"

MUSICA - Alexandre Pires - Morango nordeste

"Morango nordeste"

MUSICA - E tarde demais

"E tarde demais"

MUSICA - Maio Copé - Esquema


"Esquema"

MUSICA - Binhan - Guiné nha terra

"Guiné nha terra"

MUSICA - Assol Garcia - Beiju furtado

"Beiju furtado"

DOURO - SITIOS DE ENCANTO - Favaios


Pertence ao concelho de Alijó e é uma das mais típicas aldeias do Douro Vinhateiro. Favaios é famosa, sobretudo, pelo seu moscatel. Aliás, esta bebida tornou-se tão famosa que é quase impossível dissociar o nome da aldeia deste licor. Mas há mais para ver e descobrir em Favaios!

A origem desta aldeia vem do tempo dos romanos e ainda hoje é possível visitar os restos das muralhas e do castelo dessa época. A igreja matriz e várias capelas, construídas entre os séculos XVII e XIX também merecem destaque.

Como não poderia deixar de ser, existem aqui diversas casas senhoriais e brasonadas, testemunhos da importância agrícola e vinícola desta região. Muitas dessas casas estão abertas ao público e oferecem provas de vinhos, uma experiência a não perder!

VortexMag

MUSICA - Roberto Carlos - Proposta

"Proposta"