Número total de visualizações de páginas

14 abril 2024

PORTUGUESES ILUSTRES - Aristides de Sousa Mendes

Foi no dia 19 de julho de 1885 que nasceu Aristides de Sousa Mendes do Amaral e Abranches, em Cabanas de Viriato, Viseu. Aristides licenciou-se na Universidade de Coim­bra (em Direito), em 1907.

Este português ilustre optou por seguir a carreira diplomática. Aristides de Sousa Mendes ca­sou-se no ano seguinte com uma prima. Angelina foi sua companheira de vida e pessoa com quem teve 14 filhos.

Aristides era Cônsul em Bordéus e estava em França quando assistiu ao início da II Guerra Mundial. António de Oliveira Salazar (1889 -1970) queria que Portugal se mantivesse neutro no conflito. Essa era sua decisão estratégica, que tinha vantagens e desvantagens para o país. Salazar previa que com a guerra surgiria um afluxo de refugiados, por isso decidiu enviar ao corpo diplomático novas regras para a concessão de vistos.

Este documen­to (tratava-se da Circular nº 14, de novembro de 1939) indicava a proibição de todos os cônsules fornecerem passaportes ou vistos a “estrangeiros de nacionalidade indefinida, contestada ou em litígio”, apátridas e judeus. A proibição era para todos, “quer tenham sido expulsos do seu país de origem ou do país de onde são cidadãos”.

Aristides de Sousa Mendes era um homem católico. Ele era monárquico e conservador. Esta ordem era clara e objetiva. No entanto, também foi considerada desumana por Aristides de Sousa Mendes. O ilustre português desobedeceu às ordens do ditador português.

O memorial Yad Vashem encontra-se em Jerusalém. Neste espaço dedicado às vítimas do Holocausto, é possível encontrar uma árvore com o nome Aristides de Sousa Mendes. Esta homenagem ao herói português é perfeitamente justificável. Ao passar os vistos ele salvou da morte cerca de 30 mil pessoas. Estas pessoas eram perseguidas pelos nazis quando Aristides de Sousa Mendes lhes deu uma oportunidade de fuga.

Ele sabia que a sua decisão hipotecava o seu futuro. Ele viveu e morreu na mais negra miséria. Ele mudou a sua vida e a de milhares de pessoas com a sua decisão e salvou milhares de vidas. Aristides de Sousa Mendes ousou desafiar o homem mais poderoso e temido de Portugal, por isso tornou-se num herói do mundo!

Ncultura

LE PORTUGAL JOYAU EUROPEEN - Le Fado

Le Fado est la musique portugaise traditionnelle et fait partie du patrimoine mondial intangible de l'UNESCO.

©Shutterstock

MUSICA PORTUGAL - Carlos Ramos - Café de camareiras

"Café de camareiras"

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Acalanto

"Acalanto"

EFEMERIDES - Aconteceu a 14 de abril de 2005


A 14 de abril de 2005, no Porto, abre as portas ao público, com concertos do grupo portuense Clã e do norte-americano Lou Reed, a Casa da Música, obra do arquiteto holandês Rem Koolhaas.

A inauguração oficial ocorreria no dia seguinte, com a presença de Jorge Sampaio, Presidente da República

Oleme