Número total de visualizações de páginas

01 abril 2023

O MEU PAIS é LINDO - Porto - Avenida dos Aliados


A Avenida dos Aliados é o centro e o coração da cidade do Porto. No topo desta avenida encontra-se o belo edifício que é a câmara municipal do Porto. Quando descer até a Ribeira faça um pequeno desvio pela estação ferroviária de São Bento e desfrute dos belos painéis de azulejos.

GotoPortugal

AZULEJOS DE PORTUGAL - Primeiro capitolo

Estação de Aveiro

Os azulejos que encontramos em prédios, paredes e espaços públicos portugueses têm cores ricas e padrões e simetrias cativantes, caraterizando a nossa cultura de uma forma muito marcante. As memórias e histórias de milhares de portugueses ainda hoje são recordadas através de diferentes estilos de linguagem e perpetuadas através da utilização do azulejo português nos mais diversos locais.

Apesar disso, a história do azulejo em si é pouco conhecida pelo grande público, e é por isso que lhe deixamos este artigo. Comecemos pela história. Apesar de ser um elemento proeminente no nosso país, o azulejo tem derivações árabes, e foram artesões muçulmanos que trouxeram esta arte para a Península Ibérica.

A arte dos azulejos teve um grande destaque em Espanha, e chegou depois ao nosso país (em 1498, após uma viagem de D. Manuel I a Espanha), tendo uma receção muito positiva, que chegou a ser propagada nas colónias que Portugal detinha na altura. O azulejo tornou-se assim uma marca da cultura e arquitetura portuguesa, que inicialmente complementou o estilo gótico, dando-lhe originalidade e distinção.

VortexMag

CARTAZ LUSO - Lisboa

La Loutre

MUSICA - Cantadeiras da ARPIFSS Evora - Chapéu preto

"Chapéu preto"