Número total de visualizações de páginas

06 março 2024

PORTUGUESES ILUSTRES - Pedro Álvares Cabral (1467-1520)

Pedro Álvares Cabral nasceu em 1467 (ou 1468) em Belmonte. A sua família nobre era oriunda da província interior. Ele recebeu uma boa educação formal. Este português foi um homem versátil. Além de fidalgo, foi comandante militar, navegador e explorador. Historicamente é-lhe atribuída a descoberta do Brasil.

Em 1500, Pedro Álvares Cabral foi nomeado para chefiar uma expedição à Índia, que tinha como missão seguir a rota recém-criada por outro ilustre português, Vasco da Gama. A sua frota era constituída por 13 navios.

Apesar de ter desejado chegar à Índia, Pedro Álvares Cabral chegou a um destino distinto e chamou-lhe terras de Vera Cruz. Estas terras foram descobertas por acidente.

A sua verdadeira missão era chegar à Índia. Devia seguir uma rota que iria permitir a recuperação do comércio das especiarias. No entanto, ao longo do percurso, a armada de Pedro Álvares Cabral afastou-se bastante da costa africana (terá sido intencionalmente ou um mero acidente?) e foi ter à América do Sul.

O português aproveitou bem o desvio realizado. Ele explorou bem o litoral do que hoje conhecemos como América do Sul. Ao longo do percurso, Pedro Álvares Cabral foi reivindicando para o domínio da Coroa Portuguesa as várias terras que ia encontrando.

Como o território que encontrava estava localizado dentro do hemisfério português, segundo o Tratado de Tordesilhas, podia ser reivindicado para a Coroa Portuguesa. O português morreu em Santarém, por volta de 1520.

Ncultura

 

PROFISSÕES DO PASSADO EM LISBOA - Amolador

O amolador é outra espécie rara, em vias de extinção. Eles serviam para afiar facas, tesouras e outras cutelarias. Era uma profissão passada de geração em geração, como muitas de outros tempos.

Os amoladores circulavam pelas cidades montados numa bicicleta. Ao longo do seu percurso, faziam-se anunciar através do som característico de uma gaita.

Ncultura