Número total de visualizações de páginas

25 abril 2022

MUSICA - Fernando Daniel - Melodia da saudade

"Melodia da saudade"

PORTUGAL - MARAVILHAS DA NATUREZA - Portas de Ródão

natureza centro de Portugal

Portas de Ródão

As Portas do Ródão são o seu ex-libris, e marcam o compasso da paisagem natural deslumbrante que por aqui encontram. Este é o lar da maior colónia de grifos do nosso país, podendo estes animais ser vistos a sobrevoar o Tejo calmamente. Percorra alguns dos trilhos e conheça melhor a natureza que o envolve, e visite também o Castelo do Rei Wamba.

VortexMag

A REVOLUÇÃO DOS CRAVOS - 25 de abril de 1974


A 25 de abril de 1974, ocorre a Revolução dos Cravos, levada a cabo pelo Movimento das Forças Armadas, que põe termo, em Portugal, ao regime ditatorial do Estado Novo.

O Movimento das Forças Armadas (MFA) era constituído, na sua maior parte, por capitães que tinham participado na Guerra colonial, sendo apoiado por oficiais milicianos.

Em Lisboa, as colunas militares dos revoltosos foram recebidas apoteoticamente pela população que lhes ofereceu cravos vermelhos.

A reação do governo vigente foi praticamente nula havendo apenas a lamentar, em Lisboa, quatro civis mortos e quarenta e cinco feridos, atingidos pelas balas da Direção Geral de Segurança, polícia política ao serviço do regime do Estado Novo.

Notabilizaram-se nesta ação as forças capitaneadas por Salgueiro Maia, que ocuparam o Terreiro do Paço e, posteriormente, cercaram o Convento do Carmo onde o presidente do conselho Marcelo Caetano se havia refugiado, com os seus mais diretos colaboradores.

Tendo compreendido que já não governava, Marcelo Caetano solicita a presença do General Spínola a quem se rende.

Estava, assim, aberto o caminho para a introdução de um regime democrático em Portugal.

[Imagem: Ilustração do pintor Carlos Alberto Santos (1933-2016)]

"E depois do adeus"
(Paulo de Carvalho)

MUSICA - Samuel Úria e Tiago Bettencourt - Romagem à Lapa

"Romagem à Lapa"