Número total de visualizações de páginas

29 novembro 2023

CALçADAS DE LISBOA - Avenida da Liberdade


Muitos dos mais encantadores exemplares de calçada portuguesa encontram-se na Avenida da Liberdade. Neste espaço, poderá encontrar desenhos abstratos e florais. Os exemplares vão desde a Praça dos Restauradores até à Praça Marquês de Pombal. Um dos destaques da Praça dos Restauradores está no desenho de padrão, uma obra da autoria do pintor João Abel Manta.

NCultura

MUSICA - Samuel Uria - As traves

"As traves"

TEMPOS PASSADOS - Radio Clube Português - Carrilhões das 21 horas


Este fonograma data de Quinta-Feira, dia 12 de Abril de 1951, foi efectuado nos Estúdios da Parede do Rádio Clube Português, e trata-se dum fonograma gentilmente cedido pela RTP Arquivos, onde escutamos o sinal horário da rádio privada portuguesa, que eram sinalizados pelos Carrilhões de Mafra.

RadioZonofone

HISTORIA DO FADO - 4 - (Herminia Silva - Fado da Sina)

 

O Teatro de Revista, género de teatro ligeiro tipicamente lisboeta nascido em 1851, cedo descobrirá as potencialidades do fado que, a partir de 1870 integra os seus quadros musicais, para ali se projectar junto de um público mais alargado. O contexto social e cultural de Lisboa com seus bairros típicos, sua boémia, assume protagonismo absoluto no teatro de revista. Ascendendo aos palcos do teatro o fado animará a revista, estruturando-se novas temáticas e melodias. No teatro de revista, com refrão e orquestrado, o fado será cantado quer por famosas actrizes, quer por fadistas de renome, cantando o seu repertório. Ficariam na história duas formas diferentes de abordar o fado: o fado dançado e estilizado por Francis e o fado falado de João Villaret. Figura central da história do Fado, Hermínia Silva consagrou-se nos palcos do teatro nas décadas de 30 e 40 do Século XX, somando os seus inconfundíveis dotes de cantadeira com os de actriz cómica e revisteira.

MuseuDoFado