Número total de visualizações de páginas

28 maio 2024

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - As vezes penso

"As vezes penso"

EFEMERIDES - Aconteceu a 28 de maio de 1952


A 28 de maio de 1952, é inaugurado o Estádio das Antas.

«Quase às 16 horas, avançam, para o estádio, os numerosos atletas do Futebol Clube do Porto. O público dispensa-lhe uma calorosa ovação. […] O enorme estádio é uma massa compacta de gente. Finalmente, às 16 horas, o [Presidente da República] sr. General Craveiro Lopes entra no novo estádio do Futebol Clube do Porto. A multidão, de pé, aclama-o, envolvendo na sua manifestação o sr. Ministro das Obras Públicas [Engenheiro Frederico Ulrich], cuja acção preponderante fica ligada à realização do sonho que o Futebol Clube do Porto há longos anos acalentava: ter o seu estádio. […] Uma mancha clara de pombos-correios cobre o céu. Vão começar os jogos: o Futebol Clube do Porto contra o Benfica e o Salgueiros contra o Boavista.»

No dia da inauguração do Estádio das Antas, o Benfica ganhou ao Porto por 8-2. Dois anos mais tarde, a 1 de dezembro de 1954, ocorre a inauguração do Estádio da Luz com um encontro entre o Benfica e o Porto, tendo este último vencido por 3-1.

Antes da inauguração do Estádio das Antas, o Futebol Clube do Porto utilizava o campo da Constituição, mediante aluguer anual de 350$00.

A afluência a esse campo, já havia obrigado, em 1939, a importantes obras de remodelação que fizeram crescer novas bancadas e dezenas de camarotes.

A 16 de Novembro de 2003, o Estádio das Antas é substituído por um novo espaço: o Estádio do Dragão.

Oleme