Número total de visualizações de páginas

18 janeiro 2024

TEXTO - Esquece-te deles Senhor !

Muitas pessoas, incluindo amigos, não cessam de desafiar os não-crentes, publicando amiude "as graças a Deus". Graças a Deus é uma expressão que vem de tempos imemoriais e que se instalou recorrentemente no Português da nossa vida.

Longe de mim a ideia de condenar aqueles para quem Deus é a unica solução de esperança, o alibi, a condição visivel  de poderem escapar à dura realidade do "castigo final".

O espirito critico aceita toda e qualquer ideia baseada em realidades demonstradas. Por isso a crença não pode ser pertença de qualquer espirito racional.

Dizem os crentes que Deus é uma entidade biblica que recompensa ou pune, segundo as circunstâncias.

Lamento, mas gente inteligente como cientistas (Einstein), filosofos (Spinoza) e muitos outros apelidam Deus o "Criador".

Criador do Universo e nada mais (e ja é muito !). Omnipresente, omniciente, que necessidade teria em castigar as ovelhas pugnando pela liberdade ? Se criou o Mundo, o Mundo criou seres que as igrejas condicionaram no culto da adoração...

Não é culpa sua se os crentes nele se apoiam para expelirem razões do questionamento da vida, e se eximirem dos "pecados".

Lamento que muitos se encontrem ainda na Idade Media do saber e, se Deus fosse realmente o fruto da consciência e a entidade moralista apregoada pelos chefes do rebanho, como explicar o castigo que permanentemente inflige aos inocentes ?

Ah, deixem-se de tretas ! Alguma entidade criou o Universo. Alguma entidade nele nos colocou ; A Ciência ainda não explica tudo, mas a nossa inteligência ja da para imaginar que o Criador não pretende que nos comportemos como vassalos crentes e sem livre arbitro...

Amen.

18-01-2024
JoanMira