Número total de visualizações de páginas

27 junho 2022

CULTURA PORTUGUESA - Barroco Joanino

 trás-os-montes

Palácio de Mateus

Esta designação diz respeito às diversas correntes artísticas que coexistiram durante o reinado de D. João V, com arquitetos notáveis como Nicolau Nasoni, André Soares e Francisco Ludovice. Nasoni, em particular, combinou o modelo espanhol e italiano para criar o chamado “Barroco do Norte”, como está patente na Torre dos Clérigos. Ludovice, por sua vez, transpôs o barroco alemão para o nosso país, criando dessa forma o “Barroco do Sul”, patente no Convento de Mafra.

Mas outros monumentos da época que merecem destaque são a Basílica da Estrela, o Aqueduto das Águas Livres, a Igreja da Misericórdia no Porto, o Palácio de São João Novo e o Paço Episcopal do Porto, o Solar de Mateus em Vila Real e a Casa do Raio, em Braga.

VortexMag

ALDEIAS DE PORTUGAL - Alte (Algarve)

 Alte

Longe do turismo de massas, das praias repletas de gente e dos turistas que apenas buscam sol e mar, existe um Algarve que consegue ainda manter vivas as suas aldeias mais típicas. Alte, em Loulé, é um desses bons exemplos. Alte não perde a identidade e fruto de cuidadoso investimento da autarquia para que fosse alvo de processos de manutenção e preservação, mantém intactos os seus traços.

VortexMag