Número total de visualizações de páginas

08 fevereiro 2024

MUSICA - Teresa Tarouca - Testamento

"Testamento"

PORTUGUESES ILUSTRES - D. Afonso Henriques (1111-1185)

Foi no dia 25 de junho de 1111 que D. Afonso Henriques nasceu. O seu nascimento ocorreu numa cidade que mais tarde foi apelidada de “berço da nação”, Guimarães. D. Henrique de Borgonha e D. Teresa de Leão foram os pais de D. Afonso Henriques. O Conde D. Henrique, seu pai, era detentor do governo do Condado Portucalense.

Este Condado Portucalense estava integrado no Reino de Leão. O rei deste reino era D. Afonso VI. A esposa do Conde D. Henrique, D. Teresa de Leão (mãe de D. Afonso Henriques), era filha do D. Afonso VI. Por isso, quando o Conde D. Henrique faleceu e Teresa de Leão governou o Condado Portucalense, ela sentia-se na obrigação de seguir os interesses do Reino de Leão.

No entanto, D. Afonso Henriques tinha outros planos. Queria a independência e não iria prestar vassalagem ao Rei de Leão. Após vencer a batalha de São Mamede (1128), D. Afonso Henriques reivindicou o Condado Portucalense para si. Ele superou a sua mãe D. Teresa de Leão e todos os que a acompanhavam e apoiavam.

Após assumir as rédeas da governação, D. Afonso Henriques desejou conquistar mais território para o Condado Portucalense. No imediato, concentrou os seus esforços na conquista de territórios presentes a sul.

Após anos de vários litígios bélicos com Afonso VII de Castela e Leão (neto de Afonso VI), que era seu primo, D. Afonso Henriques conseguiu mais vitórias importantes. Em 1137, quase uma década depois da batalha de São Mamede, os primos colocaram um fim às hostilidades (só temporariamente) através do Tratado de Tui.

D. Afonso Henriques foi aclamado Rei de Portugal pela primeira vez no dia 26 de julho de 1139, após uma conquista importante contra os mouros, no dia seguinte à batalha de Ourique.

O Tratado de Zamora, que data de 5 de outubro de 1143, revela-se um documento importante, porque D. Afonso VII reconheceu oficialmente que D. Afonso Henriques era Rei. Mais tarde, apenas em 1179, surgiu o aval papal.

O Papa Alexandre III reconheceu a legalidade do reino através da bula Manifestis Probatum. A independência de Portugal foi reconhecida, em definitivo, e confirmou-se a legitimidade do reino de Portugal para o rei D. Afonso Henriques e também para os seus herdeiros.

D. Afonso Henriques tornou-se assim numa personalidade ilustre. O fundador de Portugal mudou o mundo.

Ncultura

CÃES PORTUGUESES - RAçAS UNICAS - Cão de Agua


Este é um cão de companhia. O cão de Água Português apresenta um porte médio (situa-se entre 16 – 25 kg). Este é um cão ativo e inteligente. O cão de Água Português apresenta um pelo longo que é ondulado e espesso (hipoalergénico). O seu pelo requer cuidados e o cão requer companhia. Esta raça portuguesa originou-se na pesca no Algarve.

O cão de Água Português revela-se um exímio nadador. Quando este cão português mergulha, ele consegue cerrar as narinas e suster bem a respiração. O cão de Água Português obedece às ordens com facilidade. Este cão nacional apresenta uma corrida veloz, energética e galopante.

O cão de Água Português foi considerado a raça mais rara do mundo. O feito surgiu no Livro do Guinness no ano de 1981. Bo, o cão de Água português, tornou-se na mascote da Casa Branca, quando acompanhou Barack Obama. Infelizmente, o cão faleceu o ano passado.

Ncultura